Governador entrega comenda Jerônymo Monteiro ao presidente do STJ, ministro Humberto Martins


O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, entregou, nesta quinta-feira (23), a Comenda Jerônymo Monteiro, maior honraria concedida pelo Poder Executivo Estadual a uma personalidade, para o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre, no Palácio Anchieta, em Vitória. O Decreto nº 1984-S foi publicado no Diário Oficial do Estado, concedendo ao ministro o Grau de Grã Cruz da Ordem Estadual do Mérito Jerônymo Monteiro.

Para o governador, a homenagem é justa e reconhece a trajetória do magistrado. “É uma alegria receber o ministro Humberto Martins, que sempre ajudou muito o Espírito Santo em momentos importantes. Sempre acolhendo muito bem os capixabas. A homenagem é por gratidão e reconhecimento ao seu trabalho e história. Ele galgou importantes funções públicas e galgará ainda mais. Você trabalha para jogar água na fervura para apaziguar", enfatizou.

O ministro Humberto Martins afirmou que a medalha traz responsabilidades pela importância da comenda na história do Espírito Santo.

"Em nome do governador quero agradecer a todo o Estado do Espírito Santo. Estou recebendo a comenda de Jerônymo Monteiro, que homenageia um homem notável e que pensou em um Espírito Santo grande, de respeito, de trabalho e bravura. Que se notabilizou como um homem que deixou uma estrada de exemplo para o Brasil. O legado que deixamos são nossas ações. O homem público é apenas um servidor que precisa fazer o bem, sempre com muita humildade, prudência e sabedoria. A vida pública deve ser feita para dar frutos através do nosso trabalho e essa medalha me traz grandes responsabilidades”, comentou o homenageado.

Acompanharam a cerimônia, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), desembargador Samuel Meira Brasil; o secretário de Justiça, Marcelo Paiva; além de outras autoridades do Judiciário capixaba.

Ordem estadual do mérito Jerônymo Monteiro

Criada pelo Decreto nº 230, de 19 de abril de 1972, a Ordem Estadual do Mérito Jerônymo Monteiro destina-se a agraciar personalidades e instituições nacionais e estrangeiras dignas e merecedoras da gratidão e da admiração do povo espírio-santense.

Homenageado

Natural de Maceió, Humberto Eustáquio Soares Martins é graduado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Entre 1979 e 2006, integrou o Ministério Público do Estado de Alagoas, foi procurador do Estado, presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Alagoas e se tornou desembargador do Tribunal de Justiça pelo quinto constitucional, em vaga destinada à advocacia.

Martins tomou posse como ministro do STJ em 2006. Foi membro da Segunda Turma e da Primeira Seção – colegiados de direito público – e, atualmente, compõe a Corte Especial. Exerceu ainda, entre outros, os cargos de ouvidor e vice-presidente do STJ, corregedor nacional de Justiça, corregedor-geral da Justiça Federal e ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Presidente do Tribunal da Cidadania e do Conselho da Justiça Federal (CJF) desde agosto de 2020, o ministro Humberto Martins tem como bússola da sua trajetória na Corte a busca constante pela aproximação entre o cidadão e o Poder Judiciário.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem