CASO POLICIAL: O que se sabe sobre a morte do cirurgião plástico Claudio Marsili, baleado no Rio


O cirurgião plástico, pai de Ítalo Marsili, foi morto logo depois de estacionar seu carro perto da clínica da qual era sócio, na Barra da Tijuca, no último dia 19 de outubro.

Claudio Marsili, cirurgião plástico, morre baleado na Barra da Tijuca

O cirurgião plástico Claudio Marsili, de 64 anos, foi baleado e morto logo após estacionar seu carro, uma picape Toyota Hilux, na Rua Fernando Mattos, no Jardim Oceânico, onde fica a Clínica Vitée, da qual era sócio. A principal suspeita é a de que Marsili tenha sido vítima de um latrocínio — roubo seguido de morte.

Na última sexta-feira (22), a Delegacia de Homicídios da Capital concluiu o inquérito sobre a morte do médico e segundo as investigações, ele foi baleado ao reagir ao assalto.

O inquérito confirmou também que Tiago Barbosa dos Santos, preso após o assalto no Morro do Turano, na Zona Norte, foi quem atirou e matou Claudio Marsili. Tiago chegou ao local do crime de carona em um Renault Sandero.

A análise de câmeras de segurança revelou ainda que a vítima reagiu empurrando o criminoso para o canteiro do canal. Segundo a polícia, este foi o momento em que ele foi baleado.

Os investigadores acreditam que Tiago saiu do canal e embarcou sozinho no carro da vítima. Ele fugiu seguindo o Sandero até o local onde foi abandonado, nas proximidades do Turano.

A digital de Tiago foi encontrada na parte interna da janela esquerda traseira do Sandero, veículo usado pelos autores do assalto. O que confirma o depoimento das testemunhas que contaram que o autor dos disparos desembarcou da parte traseira desse veículo.

Quem levou Tiago ao local?
As câmeras de segurança também mostraram um homem baixo e de pele escura desembarcando do veículo da vítima e levando consigo uma mochila que continha os pertences do médico, entre eles carimbo, canetas personalizadas e instrumentos médicos.

Polícia encontrou carro usado por criminosos na morte de médico morto na Barra — Foto: Divulgação

Depois, esse homem embarca novamente no Sandero e segue para o alto do Morro do Turano, local onde Tiago foi encontrado pela polícia junto com o veículo e os pertences da vítima.

Outra prova que coloca Tiago na cena do crime veio do depoimento de seus familiares. Eles confirmaram que, após a prisão do suspeito, levaram roupas limpas para ele que estava sujo de lama.

A polícia constatou que o banco do motorista do carro de Marsili estava completamente sujo de lama, o que confirma que Tiago era o condutor do veículo e autor dos disparos que mataram o médico.

Quadrilha de clonagem de carro
Ainda segundo investigações da DHC, o latrocínio - assalto seguido de morte - tem a ver com uma quadrilha de clonagem de carros que tem o Morro do Turano como base e é chefiada por um criminoso conhecido como Tio Comel.

Tiago Barbosa dos Santos no momento da prisão: objetos de Marsili estavam com ele — Foto: Reprodução

Tiago Barbosa dos Santos e outros criminosos assaltam veículos de luxo, como o do médico Claudio Marsili, e repassam para Comel, para que ele clone o carro e revenda por preços abaixo do mercado na internet.

A Polícia Civil chegou a essa parte da investigação por achar uma placa de carro com Tiago, que seria de um veículo de Brasília, e que teria sido clonada no Turano por Tio Comel.

Quem é Tio Comel?
A morte do médico Claudio Marsili trouxe outro personagem à tona: Thiago Fernandes Virtuoso, o Tio Comel, de 35 anos.

Foragido e com 10 mandados de prisão, ele está no radar da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) já há algum tempo. Tio Comel é considerado o principal alvo da especializada, investigado pelo crime de adulteração de automóvel, com pena prevista de 3 a 6 meses de prisão.

Cartaz oferecendo recompensa por informações ou captura de Comel — Foto: Divulgação

Comel se tornou um especialista em clonagem e virou referência para bandidos que querem repassar o produto de seus roubos. Segundo fontes da polícia, o nível de especialização é tão avançado que o criminoso conseguiria clonar um carro inteiro – inclusive com alterações no chassi e motor -, em quatro horas.

Como a clonagem acontece:
  • entrega do carro roubado no Morro do Turano;
  • remarcação do chassi, motor e vidros do veículo de modo que não deixe a adulteração aparente. Alguns criminosos usam até laser para que a modificação fique a mais perfeita possível;
  • produção de um documento (geralmente falso) para o “novo veículo” e colocação de uma placa igual a de um automóvel do mesmo modelo;
  • anúncio do carro clonado em sites de venda com preços abaixo do valor de mercado. Modelos avaliados em R$ 150 mil saem por R$ 100 mil, por exemplo;
  • preferência é pela venda dos clones em outros estados e até país (alguns são levados para o Paraguai) para dificultar uma possível investigação.
Cirurgião apaixonado pela natureza
Claudio Marsili mostrava em suas redes sociais que tinha duas paixões: a medicina e a natureza.

No Instagram, ele mostrava detalhes sobre a rotina como cirurgião plástico e tirava dúvidas dos mais de 17 mil seguidores. Além da medicina, ele exibia momentos fora do consultório, praticando vela, stand up paddle, canoagem e outros exercícios, além do contato com a família.

Imagem postada pelo médico Claudio Marsili em uma rede social — Foto: Reprodução/ Instagram

Ele tinha um número de seguidores semelhante no Facebook, onde também falava sobre cirurgias e procedimentos, além de trocar experiências com os seguidores.

Segundo as informações das redes sociais do médico, Claudio Marsili formou-se pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1982 e fez pós-graduação em cirurgia-geral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Claudio também fez pós em cirurgia plástica estética e reparadora pela Estácio de Sá e em medicina ortomolecular e desportiva pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Marsili também possuía doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (Uces), da Argentina.

Em seu site, o médico afirma que tem a “cirurgia plástica como propósito de vida para melhorar a autoestima da mulher com segurança e confiabilidade”.

Entre os procedimentos em destaque na página estão a abdominoplastia, a lipoaspiração, o implante de próteses de silicone, as mamoplastias de aumento e redutora e procedimentos relacionados à harmonização facial, como preenchimentos e botox.

'Daqui a pouco eu volto’, teria dito médico à esposa
Em uma live no mesmo dia da morte do pai, o médico psiquiatra Ítalo Marsili, filho do cirurgião plástico, contou como foi a última conversa de Claudio Marsili com a esposa. Ítalo contou que os dois se trataram com carinho e que o pai prometeu voltar logo.

“Minha mãe evidentemente está arrasada, ela viveu 48 anos ao lado dele e não sabe mais como vai ser a vida dela sem ele. E hoje ele falou pra ela ‘tchau gata, daqui a pouco eu volto’. Os dois deram uns beijos e ele foi", revelou Ítalo.

O filho de Cláudio também contou como foram os primeiros momentos ao chegar no local do assassinato do pai.

"Logo que eu cheguei eu pude abraçá-lo e pude beijá-lo. (...) E um amigo me mandou uma mensagem de brincadeira e eu escrevi pra ele: 'reze pelo meu pai, ele está assassinado aqui nos meus pés'. Ele imediatamente vestiu sua batina, colocou sua estola roxa e foi até o local. Ele pode oferecer ao meu pai os últimos sacramentos ali na rua. (...) Meu pai era alguém que fazia planos, planos alegres e generosos", relatou ítalo.

"Meu pai era um tipo de sol. Um leonino típico, não pela exibição, mas pela luz que emanava dele. Luz alegre, feliz e transmitia isso pra gente a todo tempo".

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem