Com redução no número de mortes e casos de Covid-19, ES vai liberar festas de fim de ano

Anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (26) pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes. 




Com o avanço da vacinação, as festas de final de ano serão liberadas no Espírito Santo. A informação é do secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, e foi passada em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (26). 


"Tudo indica que será um verão caraterístico dos períodos pré-pandemia. Será um final de ano com menos óbitos e menos internações, com a possibilidade que a família inteira esteja reunida. Para isso, a vacinação de reforço é fundamental", disse. 


De acordo com o secretário, as festas de final de ano deverão ocorrer como antes da pandemia da Covid-19, mas os idosos ainda terão um risco maior de apresentar um quadro de internação e evoluir para óbito. 

"Será um final de ano com abraço, festa, toda a população reunida, com futebol, esporte, verão. Será um final de ano com a retomada plena das atividades de entretenimento e um verão festivo celebrando o encerramento de 2021", contou. 


Máscara 

continuidade do uso da máscara, segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, está mantida. 


"Neste momento devemos preservar o uso da máscara em ambientes fechados, transporte coletivo e ao ar livre. A definição é que pelo menos por enquanto a não ser que haja uma orientação da OMS, é que neste momento seja preservado o uso a máscara", explicou. 


Risco muito baixo 

A expectativa, de acordo com o secretário Nésio Fernandes, é de que em novembro todas as 10 microrregiões sejam classificadas com risco muito baixo para transmissão da Covid-19, identificadas no mapa pela cor azul. 


A testagem, junto com a vacinação e uso de máscara, vão definir se a região vai entrar no cenário azul. O desafio agora, para o secretário, é alcançar plena cobertura vacinal da dose de reforço na população idosa. 


Com a redução do tempo de aplicação da dose de reforço da vacina de seis para quatro meses, o percentual de idosos aptos para tomarem a dose aumentou e por isso houve uma queda na cobertura nas microrregiões. 


Para chegar nesta classificação, as microrregiões terão que alcançar percentuais elevados de vacinação com 80% da população adulta com a primeira e a segunda doses ou dose única; 90% da população de 12 a 17 anos com a primeira dose e 90% da população idosa com a dose de reforço.

 

Pontos de testagem 

O secretário Nésio Fernandes reforçou a importância de as pessoas procurarem os pontos de testagem, e como alguns têm registrado queda no movimento, podem ser trocados de lugar ou fechados. 


Entre os pontos sendo avaliados, estão o ponto do Hospital Estadual Jayme Santos Neves, na Serra; as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), em Cariacica, e a Rodoviária de Vitória. 

"Precisamos que a população compreenda que por mais leve o sintoma é preciso se testar contra a Covid-19", reforçou. 


Números 

População adulta vacinada com a primeira dose: mais de 95%; 

Pessoas com vacina em atraso: número caiu de 300 mil para 281 mil; 

Média de internações diária em Unidade de Terapia Intensiva (UTI): 200 pessoas. 





Com Informações G1 Espirito Santo 





Postagem Anterior Próxima Postagem