COMITIVA de São Mateus recorre ao governador Casagrande no intuito de resolver crise na cidade



O governador Renato Casagrande recebeu na manhã desta quarta-feira (6), no Palácio Anchieta, o deputado estadual Freitas, o prefeito em exercício de São Mateus, Ailton Caffeu, o presidente da Câmara mateense, vereador Paulo Fundão, e o segundo-secretário, vereador Delermano Suim, que levaram diversas demandas, principalmente a questão da crise hídrica na cidade.

O município decretou estado de emergência no dia 24 de setembro por causa do problema de abastecimento de água devido à seca pela qual passa a região Norte.

A crise hídrica em São Mateus se agravou com o nível muito baixo do rio Cricaré e a maré alta alcançando o ponto de captação do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), no Bairro Porto, em São Mateus, o que deixou a água das torneiras salobra.

A solução imediata para o problema, segundo o diretor-presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Cael Linhalis, que também participou da reunião, é a utilização de carros-pipa.

“Para os próximos 30, 60 dias a solução imediata é via carros-pipa. Não existe tempo hábil para fazer obras significativas que possam impactar na qualidade do fornecimento da água para a cidade num prazo tão curto”, disse Cael.

Enquanto isso, segundo Cael, a Cesan vai dar uma contribuição técnica à Sedurb (Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano) para que sejam feitas perfurações de poços nos distritos e comunidades da zona rural.

Além disso, o governador Casagrande autorizou que a Seag (Secretaria de Estado da Agricultura) faça o projeto de construção da barragem do Córrego Bamburral, próximo ao bairro Santa Teresa.

O deputado Freitas disse que no Bamburral pode ser construído um grande reservatório de água para atender a região dos Quilômetros, que tem forte produção agrícola e, no futuro, São Mateus poderá ter resolvido o problema de abastecimento de água.

Posse
Vice-prefeito de São Mateus, Ailton Caffeu tomou posse como prefeito em exercício, na tarde do último domingo, estando, portanto, à frente do Poder Executivo Municipal há apenas três dias.

De imediato, logo após a posse, Caffeu já acionou o deputado Freitas e pediu a ele uma agenda urgente com o governador Casagrande. Freitas ligou para o governador que prontamente atendeu e marcou o encontro para esta quarta-feira no Palácio Anchieta, em Vitória.

Caffeu assumiu a Prefeitura porque o titular da cadeira, Daniel Santana, o Daniel da Açaí, foi preso no dia 28 de setembro na Operação Minucius, da Polícia Federal, por suposto envolvimento em esquema de fraude em licitações com desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

Além de Daniel, a Polícia Federal também prendeu a controladora do município e empresários ligados à irregularidades. Eles tiveram a prisão temporária prorrogada e seguem presos aguardando a evolução das investigações.

Fonte: Assessoria de Comunicação Deputado Freitas



Postagem Anterior Próxima Postagem