ELEIÇÕES: Amaro Neto venceria o ex-governador Paulo Hartung na corrida ao Senado


Mesmo saindo com excelente avaliação política e se destacando na política nacional o ex-governador Paulo Hartung (sem partido) não é a preferência do eleitor capixaba para a vaga de senador. Ele perde para o deputado federal, Amaro Neto (Republicanos). A pesquisa foi realizada pelo Instituto MPE Consultoria e Pesquisas LTDA a pedido do Sindicato e Organização das Cooperativas capixabas.

Nas eleições de 2022, além de governador e presidente da República, os eleitores irão às urnas votar eleger deputados estaduais, federais e senadores. No caso do Espírito Santo os capixabas irão votar para preencher apenas uma vaga de senador, já que a senadora Rose de Freitas (MDB) está concluindo seus oito anos de mandato.

As duas outras cadeiras do Estado no Senador Federal são de Contarato (Rede) e Marcos do Val (Podemos), eleitos em 2018.

Entre os eleitores que responderam a pesquisa, a maioria, 27,0% ainda estão indecisos. Mas dos nomes lembrados, Amaro representa 18,77% enquanto Hartung chega a 15,95%.

Paulo Hartung (Divulgação)

“A surpresa foi por conta de um favoritismo natural em cima do nome do ex-governador, que nesta pesquisa foi superado pelo deputado Amaro Neto”, ressaltou o coordenador da pesquisa, Pedro Rigo.

Os outros quatro nomes lembrados foram Magno Malta (PL – 11,42%), Sergio Meneguelli (Republicanos – 6,68%), Da Vitória (Cidadania – 3,71%) e Rose de Freitas (MDB – 2,37%). Eles, entretanto, são superados pela opção ‘branco ou nulo’ que foi a escolha de 14,09%.


Dados da pesquisa

Esta pesquisa foi realizada entre 6 e 8 de outubro, respeitando a proporcionalidade de eleitores em cada cidade, a partir dos questionários aplicados e considerando a intenção de voto do eleitor no momento da aplicação da pesquisa. A amostra foi calculada usando um nível de confiança de 95%, margem de erro de 2,74%, sendo assim a amostra representa 0,05% dos eleitores de um total de 2.778.497.


A pesquisa alcançou o seguinte perfil do eleitorado capixaba, 51,70% do público feminino, 48,15% do masculino, o maior público que respondeu o questionário foram os que tem de 30 a 45 anos com 38,81% dos entrevistados, 29,70% de 16 a 29 anos, e os de 46 a 59 anos com 24,96% dos entrevistados e 6,37% os acima de 60 anos.
Postagem Anterior Próxima Postagem