Vai chover no Dia de Finados? Entenda o que é lenda e a real explicação dos meteorologistas


O Feriado de Finados deve ser com chuva e friozinho. Para quem pretende viajar, a previsão vale para grande parte do País.

De acordo com os meteorologistas do Climatempo, no Espírito Santo, o tempo poderá ficar encoberto e chuvoso. As temperaturas devem ficar mais baixas em todo o Estado. Entre segunda-feira (01) e terça (02), a previsão é de acumulados altíssimos de chuva na Capital, com risco de deslizamentos, alagamentos e enchentes.

Mas por qual motivo chove no Dia de Finados?

Quem nunca ouviu falar que no Feriado de Finados sempre chove?

Para o catolicismo, o Dia de Finados é o dia de celebração da vida eterna das pessoas que já morreram. Diz a lenda que chove nesse dia porque a tristeza das pessoas que perderam um ente querido sobe ao céu e desce em forma de chuva para lavar a mágoa de quem ficou.

Apesar dessa lenda, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) não é bem assim.

De acordo com os meteorologistas do Incaper, a chuva quando ocorre é justificada pelo clima tropical do Brasil. Segundo os especialistas, a primavera é a estação de transição entre o inverno seco e o verão chuvoso. Sendo assim, a chance de chover em grande parte do Brasil é, realmente, alta. Só que isso não é uma regra.

Um levantamento feito em 2018, com base em séries históricas de dados de chuva em Vitória, nos últimos 40 anos de dados observados, foram constatados apenas 19 Feriados de Finados com chuva. Ou seja, em 21 feriados não choveu.
Confira a previsão do tempo para o fim de semana

SÁBADO

O tempo permanece instável no Espírito Santo no sábado (30). Há possibilidade de chuva em todas as regiões, podendo ocorrer na forma de pancadas no período da tarde, no trecho que vai do Oeste da Região Serrana até os municípios de Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado.

Na Região Sul, variação de nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. A partir da tarde, nas proximidades do Caparaó, há possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas em pontos isolados.

Confira as temperaturas:
Grande Vitória: mínima de 22 °C e máxima de 30 °C
Região Serrana: mínima de 20 °C e máxima de 29 °C
Nas áreas altas: mínima de 17 °C e máxima de 24 °C
Região Norte: mínima de 22 °C e máxima de 28 °C
Região Noroeste: mínima de 19 °C e máxima de 32 °C
Região Nordeste: mínima de 22 °C e máxima de 30 °C

DOMINGO

Já para o dia 31 de outubro, existe previsão de chuva em todas as regiões. A partir da tarde, há expectativa de pancadas de chuvas em algumas regiões do Estado. O vento sopra com moderada intensidade por toda a faixa litorânea.

Confira as temperaturas:
Grande Vitória: mínima de 22 °C e máxima de 31 °C.
Região Sul: mínima de 21 °C e máxima de 31 °C.
Nas áreas altas: mínima de 18 °C e máxima de 29 °C.
Região Serrana: mínima de 20 °C e máxima de 29 °C.
Nas áreas altas: mínima de 17 °C e máxima de 26 °C.
Região Norte: mínima de 24 °C e máxima de 30 °C.
Região Noroeste: mínima de 21 °C e máxima de 28 °C.
Região Nordeste: mínima de 24 °C e máxima de 30 °C.

SEGUNDA

Segundo o Incaper, a instabilidade vai ganhar força neste primeiro dia de novembro no Espírito Santo.

A previsão é de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde por toda a metade sul (inclusive na grande Vitória) e no oeste capixaba.

Nas demais áreas do Estado, previsão de chuva ocasional à noite. O vento sopra com até moderada intensidade por toda a faixa litorânea, podendo ocorrer algumas rajadas entre o litoral sul e da Grande Vitória.

TERÇA

A instabilidade continua na terça-feira do feriado de finados no Espírito Santo. Previsão de pancadas de chuvas com trovoadas em todas as regiões. O vento sopra com até moderada intensidade por toda a faixa litorânea.

Fonte: Incaper


Postagem Anterior Próxima Postagem