Áustria confina a população e torna vacina obrigatória

Médico atende paciente em unidade de tratamento intensivo em Salzburg, na Áustria, em 17 de novembro de 2021 — Foto: Barbara Gindl/AFP

A população da Áustria, incluindo as pessoas já vacinadas contra a Covid-19, terá de respeitar um confinamento a partir da próxima segunda-feira (22), devido ao ressurgimento da pandemia no país - anunciou o chanceler Alexander Schallenberg nesta sexta-feira (19).

Depois de ter instaurado, há poucos dias, o confinamento para não vacinados, a Áustria se torna o primeiro país da União Europeia a adotar essas medidas.

Após uma reunião com as autoridades regionais, Schallenberg anunciou ainda que a vacinação contra o coronavírus será obrigatória na Áustria a partir de 1º de fevereiro de 2022.

"Ninguém quer um lockdown, um lockdown é um último recurso, um instrumento agressivo, é sempre uma imposição, mas é o instrumento mais confiável que temos para impedir essa quarta onda", disse o ministro da saúde, Wolfgang Mückstein.

A medida terá validade inicial de dez dias.

Desde segunda-feira (15), na Áustria, as pessoas não vacinadas já não podem sair de casa, exceto para fazer compras, praticar esportes e receber atendimento médico.

Mercado de Natal em Viena, na Áustria, em 19 de novembro de 2021 — Foto: Lisa Leutner/AP


Situação da Covid-19 na Áustria

Dos 8,9 milhões de habitantes do país, 66% estão totalmente vacinados, um percentual ligeiramente inferior à média europeia, apesar de o país ter adotado o passaporte sanitário no segundo trimestre.

As recentes medidas adotadas pelo governo já tiveram um efeito positivo, com o aumento do número de pessoas que solicitaram marcação para serem vacinadas.

Ainda assim, o número de casos de Covid-19 continua crescendo, com 15 mil novas infecções nas últimas 24 horas.

Vários países europeus registram um aumento nos casos de coronavírus e decidiram endurecer as restrições nos últimos dias. É o caso de Suécia, Alemanha e Grécia.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem