Enfermeira encontra bíblia medieval de ouro maciço em trilha

A enfermeira Buffy Bailey e o marido (Foto: reprodução)

Não se trata de nada tão opulento ou numeroso quanto os tesouros de Willy Caolho de 'Os Goonies' ou as riquezas históricas de 'A Lenda do Tesouro Perdido'. Muito pelo contrário. Se o item valioso descoberto por Buffy Bailey não é suficiente para render um filme, ele pelo meno pode garantir à enfermeira inglesa alguns milhares de reais.

Para aqueles que esperam uma arca com moedas douradas, pedras preciosas e outra sorte de tesouros, um alerta: a descoberta de Buffy é pequena de dar dó. Ela passeava em uma trilha na companhia do marido na região de York quando seu detector de metais captou um sinal forte perto de uma trilha e não foi preciso cavar mais de 15 centímetros para se deparar com a preciosa bíblia de ouro maciço.

O item descoberto pela mulher de 48 anos foi inicialmente relacionado à realeza medieval e seu valor inicial pode partir das centenas de milhares de libras. Ao ouvir o sinal do aparelho, Buffy e o marido Ian pensavam que iam se deparar com alguns itens metálicos próprios do ambiente rural, mas acabou achando o pequeno objeto de apenas 1,5 cm de comprimento, pesando cerca de 5 gramas, feito de ouro de 22 ou 24 quilates. Estudiosos acreditam que a peça data do século 15 e que tenha pertencido a um parente do rei Ricardo III.

Bíblia de ouro encontrada pela enfermeira Buffy Bailey (Foto: reprodução)

Os especialistas compararam e conectaram o item à Joia de Middleham, um pingente de ouro que foi descoberto por um detector de metais a não mais de 64 quilômetros de distância de onde a pequena bíblia foi encontrada, perto do Castelo de Middleham, a casa da infância de Ricardo III. A peça foi vendida em 1992 por 2,5 milhões de libras (cerca de 18,8 milhões de reais no câmbio atual).

Quem analisou a peça encontrada por Buffy e Ian acredita que os dois itens podem ter sido gravados pelo mesmo ferreiro e oferecidos ao mesmo proprietário - uma parente do Rei que estava grávida, prestes a dar à luz seu filho. A pequena bíblia tem gravuras de santos padroeiros medievais relacionados ao parto, incluindo Santa Margarida de Antioquia. Apeça de Buffy foi encontrada nas cercanias do Castelo do Xerife Hutton - outra propriedade que pertenceu a Ricardo III.

"Eu e meu marido vamos por todo o país detectando metais. Decidimos visitar York porque sabíamos [lá] que tinha muita história. Chegamos na fazenda e o proprietário perguntou se queríamos sair imediatamente - dissemos que sim, por favor", comentou a enfermeira ao Daily Mail. "Detectar metais não é um hobby muito sociável e as pessoas muitas vezes tentam iniciar uma conversa dizendo coisas como 'oh, você encontrou algo de bom?'. Eu só queria me concentrar em detectar, então virei as costas para a trilha para que os andarilhos não falassem comigo e, assim como eu, recebi um sinal naquele exato local", continuou.

A enfermeira Buffy Bailey (Foto: reprodução)

"Cavei 12 centímetros e estava lá - eu ainda não acreditava que fosse algo especial. Eu apenas pensei que seria uma etiqueta de orelha de ovelha velha ou um anel de puxar. Mas quando tirei a argila percebi que era algo um pouco diferente. Meu primeiro pensamento foi que era algum tipo de amuleto de uma loja de presentes. Eu tirei uma foto e a ampliei no meu telefone e foi quando eu soube que era ouro", lembrou Buffy. “Era tão pesado e brilhante - absolutamente lindo. Quando você o segurava contra a luz, ele jogava arco-íris em você", continuou.

Buffy custou a crer que tinha um tesouro em mãos: "Eu não conseguia acreditar. Liguei para meu marido, que estava em outro campo, e pedi a ele que viesse me buscar porque eu simplesmente não conseguia me mover. Eu disse a ele: 'Preciso me sentar', mas ele disse: 'Preciso continuar procurando!' Ele me deixou ali parada por mais uma hora", brincou.

A peça foi levada pelo casal Bailey à Richard III Society e atualmente está sendo avaliada pelo Museu de Yorkshire. A instituição descreveu a bíblia como "internacionalmente importante" e que especialistas de todo o mundo estão ansiosos para vê-la. “Eles nos disseram que as gravuras eram definitivamente St. Leonard e St. Margaret - que eram ambos santos padroeiros do nascimento de crianças. Nos anos 1400, cerca de 40 a 60 por cento das mulheres morriam no parto, então o dono pode ter orado com este objeto como uma espécie de proteção - pode ter sido parte de uma cinta de parto ou um marcador de livro da Bíblia. Quem quer que o tenha encomendado deve ser incrivelmente rico - não há nada igual no mundo. Pode valer £ 100.000 ou mais", ostentou.

O especialista em tesouros raros e editor da revista Treasure Hunting Julian Evan-Hartdisse que o achado de Buffy é "excepcionalmente único". "O livro é datado entre 1280 e 1410, quando a lei suntuária tornava ilegal o transporte de ouro por qualquer pessoa que não fosse a nobreza. Automaticamente, então, teria sido a posse de alguém altamente notável, como um membro da realeza. A obra de arte é claramente iconográfica e tem uma grande semelhança com a joia de Middleham - há toda a possibilidade de que tenha sido feita pelo mesmo artista", comentou.

Fonte: Monet


Postagem Anterior Próxima Postagem