Estado anuncia investimentos na rede de proteção social de Ibatiba


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), assinou, nesse domingo (07), as Ordens de Serviço para reforma e ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e para construção do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ambos no município de Ibatiba.

As obras possibilitarão o aumento da qualidade dos serviços prestados nos equipamentos de proteção social. Com isso, serão melhorados o acolhimento, o atendimento e a eficácia da intervenção do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos casos de ameaça ou perda de direitos de indivíduos ou famílias vulneráveis do território. Os investimentos, oriundos do Tesouro Estadual, totalizam R$ 1,3 milhão.

A secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, destacou a relevância desses dois equipamentos essenciais para a rede de proteção social. “Esses investimentos em equipamentos novos, ampliados e reformados ajudarão a prevenir o rompimento de vínculos familiares e sociais, possibilitando a diminuição da violência na nossa sociedade”, afirmou.

A atenção aos cidadãos de Ibatiba no mérito da segurança alimentar também foi ampliada. O município, adeso ao projeto Compra Direta de Alimentos (CDA), recebeu o repasse de R$ 130 mil, que beneficiará 20 agricultores familiares. O CDA consiste no repasse de recursos estaduais para que as prefeituras possam investir na aquisição de alimentos diretamente da agricultura familiar e na doação desses itens para a rede socioassistencial dos municípios. As famílias que receberão essas cestas são aquelas atendidas por quatro unidades receptoras: Cras, Unidade de Acolhimento Lar Esperança, Associação Pestalozzi e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Cyntia Grillo também lembrou da importância dos investimentos e do comprometimento dos municípios tanto nas contrapartidas financeiras das obras quanto na adesão aos programas e projetos disponibilizados pelo Estado. “Sem a parceria com os municípios, nosso trabalho seria muito mais difícil. Por isso, ficamos felizes quando as duas instâncias de poder cooperam para o bem-estar comum”, afirmou.

As assinaturas aconteceram durante a solenidade em comemoração dos 40 anos de emancipação do município e contou com a presença da governadora em exercício do Estado, Jacqueline Moraes; do prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo; e de outras autoridades estaduais e municipais.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem