Prepare o bolso: IPVA deve ter aumento em 2022. Saiba como calcular o seu


Combustível, peças, manutenção, limpeza... manter qualquer veículo não é barato. Independente do modelo ou do tipo, o cálculo para deixar o carro ou moto em condições seguras de uso acaba pesando no orçamento.

Além de tudo que deve ser calculado, anualmente, o condutor proprietário ainda precisa deixar em dia os impostos relativos ao veículo. A notícia, inclusive, não é agradável, para 2022, a previsão é de aumento no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o famoso IPVA.

De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Espírito Santo, o reajuste deve ocorrer por conta do aumento do preço dos veículos. No entanto, a alteração só poderá ser calculada quando a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) atualizar sua tabela, o que está previsto para acontecer em dezembro.

Segundo a Sefaz, as alíquotas do IPVA no Espírito Santo continuam as mesmas: 2% para carros de passeio e 1% para motos, caminhões, micro-ônibus e ônibus. Dessa forma, a taxa é a mais baixa do Brasil, juntamente com outros estados. Em Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, o valor chega a 4%.

VEJA TAMBÉM:
IPVA 2022: Calendário de pagamento no ES é divulgado. Confira!

Como calcular o valor do IPVA

Para calcular o valor do IPVA, o contribuinte deve identificar o seu veículo na tabela de valores pela marca/modelo, combustível e ano de fabricação. Após isso, deve aplicar ao valor encontrado na tabela a alíquota determinada para o seu tipo de veículo, seja caminhão, automóvel, motocicleta, ou outro.

Por exemplo:

De acordo com a tabela Fipe, uma moto no modelo Honda NXR 160 Bros ESDD Flexone, ano 2019, está com o valor atual de R$ 15.393,00. Sobre este valor, é aplicada a alíquota de 1%.
15.393 + 1% = 15.546 / 100 = 155,46

O valor atual do IPVA seria de R$ 155,46 para o veículo em questão.

Vale ressaltar que o valor do imposto é apenas um dos pagamentos anuais obrigatórios para veículos. O licenciamento e o seguro DPVAT também são devem ser pagos.

A Secretaria da Fazenda informou que o calendário para pagamento do IPVA deverá ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Estado.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem