PREVISÃO | Instabilidade climática no ES deve permanecer até dezembro, diz Incaper


De acordo com a previsão do Instituto, o mês de novembro é considerado o mês mais chuvoso no Espírito Santo com volumes de chuva que podem chegar a 250 mm.


O tempo instável e chuvoso no Espírito Santo deve continuar pelo menos até o mês de dezembro. A informação é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O meteorologista Hugo Ramos explicou que o mês de novembro tem sido chuvoso em função da formação de dois episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que tem resultado em um grande volume de precipitação por todo o estado.

A ZCAS, de acordo com ele, é o principal sistema meteorológico atuante neste período chuvoso, e consiste em um corredor de nuvens, que se estende entre o Sul da Amazônia até o litoral do Sudeste do Brasil, onde está localizado o Espírito Santo e perdura por, no mínimo, quatro dias.

"Durante esse período, a grande cobertura de nuvens dificulta o alcance da radiação solar (calor) à superfície, o que resulta na diminuição das temperaturas máximas. Além disso, a mudança da direção e da velocidade dos ventos contribui para uma sensação térmica mais amena", explicou.

Volume de chuva
Ainda de acordo com o Incaper, o mês de novembro é considerado o mais chuvoso no estado, com volumes de chuva que variam entre de 200 a 250 mm, nas regiões Sul seguindo por toda a faixa leste capixaba (incluindo a Grande Vitória), e entre 150 e 200 mm de chuva nas demais áreas.

"De um modo geral, o volume de chuva registrado nestas localidades supera a média climatológica para o mês. Nas demais áreas, a chuva registrada variou entre 100 e 180 mm no norte, entre 60 e 140 mm nas regiões Sul e Serrana. Isto representa que nas áreas ao norte, o total ficou entre 50 e 80 % da climatologia mensal, enquanto que nas áreas mais ao sul, o total variou entre 30 e 60% do que normalmente chove", disse.

Previsão para o restante do mês de novembro
Para o restante do mês de novembro, a previsão inicial é de tempo instável com chuvas que podem ocorrer principalmente nos próximos dois fins de semana, entre os dias 20 e 22 de novembro e entre os dias 26 e 29 de novembro.

"Em relação às temperaturas, elas devem ter um comportamento típico da estação, em que ficarão elevadas em dias mais abertos e com pouca variação durante os eventos de chuva", explicou o meteorologista.

Maior volumes em novembro
Aracruz 336,8 mm
Serra 294,8 mm
Fundão 272,6 mm
Vitória 239,2 mm
João Neiva 236,4 mm
Santa Maria de Jetibá 226,8 mm

Fonte: Incaper




Postagem Anterior Próxima Postagem