VÍDEO | Quatro pessoas são presas durante operação de combate ao abuso infantil no ES

Foto: Reprodução TV Vitória

Quatro pessoas foram presas em flagrante durante uma operação da Polícia Civil, em todo o Espírito Santo, que teve como objetivo combater o abuso e a exploração sexual infantil pela internet.

Os suspeitos foram detidos por posse de material relacionado ao abuso e exploração sexual infantil. As prisões aconteceram na Serra, em Cachoeiro de Itapemirim, Alegre e Vargem Alta. Foi arbitrada fiança, mas nenhum dos suspeitos fez o pagamento.

"Os criminosos foram encontrados de posse de material de abuso e exploração sexual infantil nos seus computadores. Então foi dada a voz de prisão em flagrante, eles foram conduzidos até a unidade e foi lavrado o procedimento relacionado a esse tipo de crime", contou o titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), delegado Brenno Andrade.

A Operação Anjo da Guarda foi realizada na última quinta-feira (4) pela DRCC. Ao todo foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão domiciliar. A ação contou com a participação de 35 policiais civis.

"A gente tem conhecimento de várias situações em que é iniciada a exploração por meio de fotografias, compartilhamento de vídeos. E, posteriormente, essas pessoas que compartilham e produzem vídeos abusam presencialmente de crianças, até para fazer a produção dos vídeos e fotografias", destacou a delegada-geral adjunta, Denise Maria Carvalho.

Suspeito já havia sido preso nos Estados Unidos

Entre os detidos durante a operação estão um técnico de informática de 28 anos, um marceneiro autônomo de 53, um comerciante de 49 e um montador de óculos de 29 anos. Além disso, dois professores de educação física são investigados.

Um dos detidos, segundo a polícia, já havia sido preso e deportado dos Estados Unidos, em 2012, pelo mesmo crime.

"Um desses detidos já havia sido investigado nos Estados Unidos, preso por lá e deportado daquele país, e agora está sendo preso de novo aqui no Estado do Espírito Santo. Ou seja, mostra a habitualidade do crime desse indivíduo. Ele praticava pedofilia nos Estados Unidos e continuou praticando a pedofilia no Brasil", frisou Brenno Andrade.

Nas residências dos suspeitos foram apreendidos HD’s, computadores, pen drives, cartões de memória e celulares. Agora todo o material será analisado pela perícia.

"Os pedófilos tentam esconder esse material, eles tentam apagar esse material, justamente a fim de dificultar o trabalho da polícia. Então é essencial o trabalho da perícia, ajudando também nós da unidade a localizar dentro dos dispositivos esse material", afirmou o delegado.

A polícia explica que, muitas vezes, os criminosos convivem com crianças e deixa um alerta para os pais.

"Cuidado com quem suas crianças conversam. O mesmo princípio que a gente usa na vida real a gente deve usar na internet. Se você não conversa com estranhos na vida real, não tem porquê você conversar na internet, mesmo que seja um perfil de uma rede social, uma linha de WhatsApp. Porque você não sabe quem, de fato, está do outro lado: se é um pedófilo, se é uma pessoa que apenas quer conversar. Então cuidado com isso", alertou Brenno Andrade.


Fonte: TV Vitória/Record TV


Postagem Anterior Próxima Postagem