Como plantar mandioca em vaso: Confira as dicas!


Mandioca, aipim, macaxeira, são nomes dessa planta tuberosa nativa da América do Sul. Pode ser consumida cozida ou frita, com acompanhamentos como ovos e carnes, ou sob a forma de tapioca, bolos, salgados e outras preparações variadas.

Há dois tipos: a mandioca brava e a mandioca de mesa. A primeira possui compostos tóxicos que precisam ser removidos para que o seu consumo seja possível, por isso normalmente é utilizada pela indústria.

A mandioca de mesa (ou mandioca mansa) é aquela comumente encontrada nas feiras e é essa que você deve plantar, portanto procure saber qual é o tipo antes de comprar.

Se você não tem muito espaço em casa, mas tem vontade de plantar macaxeira, saiba que é possível plantá-la mesmo em locais pequenos! Confira agora o passo a passo para iniciar a plantação.

Como plantar mandioca em vaso

O tamanho do vaso é muito importante para que a planta cresça e se desenvolva adequadamente. Deve ser um vaso grande e precisa de pelo menos 40 cm de diâmetro e 50 cm de altura.

Condições climáticas

Essa planta não se dá muito bem em temperaturas menores que 18° C. O clima úmido e quente é o que favorece seu desenvolvimento. As condições de luz também são importantes. Deixe o vaso em local bem iluminado pelo sol!

Solo

A mandioca requer um solo fértil e com boa quantidade de matéria orgânica. O pH ideal é entre 5 e 6. Solos argilosos e que sofreram compactação não são bons para seu plantio.

Irrigação

O solo precisa estar sempre úmido, porém não deve ficar em excesso. Sobretudo nos cinco meses iniciais a necessidade de água é maior, depois a planta se torna mais desenvolvida e resistente à seca.

Plantio

Para o plantio deve-se usar pedaços de caules de mandiocas adultas e saudáveis (manivas) com 15 a 25 cm de comprimento e por volta de 2,5 cm de diâmetro. Coloque as manivas em buracos de 5 a 10 cm de profundidade, em posição horizontal.

Colheita

O tempo entre o plantio e a colheita dura entre 12 e 18 meses. Evite podar a planta nesse período.

Como manter a mandioca livre de pragas

O surgimento de pragas como percevejos, formigas e ácaros pode ocorrer, portanto sempre observe sua planta, as condições do solo e de umidade. No caso de uma infestação já instalada existem remédios e inseticidas naturais e industrializados capazes de resolver o problema.

Fonte: Escola e Educação


Postagem Anterior Próxima Postagem