FDA autoriza uso de antiviral oral da Pfizer contra a Covid-19


A agência reguladora dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA), autorizou nesta quarta-feira o uso emergencial do antiviral oral da Pfizer contra a Covid-19, um passo importante na luta contra a pandemia, pois dá a milhões de pessoas acesso ao tratamento.

"Esta aprovação fornece uma nova ferramenta para combater a Covid-19 em um momento crítico da pandemia, em que novas variantes estão surgindo", disse Patrizia Cavazzoni, funcionária da FDA, em um comunicado.

O medicamento, conhecido como Paxlovid, pode ser administrado a pacientes com 12 anos ou mais pesando ao menos 40 Kg, que estejam sob alto risco de progressão para Covid-19 grave, de acordo com a agência americana.

Ainda segundo a FDA, os comprimidos devem ser tomados a cada 12 horas durante cinco dias, começando logo após o início dos sintomas. Seu uso, porém, está sujeito a prescrição médica.

A eficácia da pílula antiviral contra a Covid-19 é de quase 90% na prevenção de hospitalizações e mortes em pacientes de alto risco, segundo a Pfizer. Dados laboratoriais recentes também sugerem que a droga mantém sua eficácia contra a variante Ômicron de rápida disseminação do coronavírus.

Ninguém no estudo que recebeu o tratamento da Pfizer morreu, em comparação com 12 mortes entre os que receberam placebo.

Uma pílula rival desenvolvida pela Merck, que está sendo analisada pela agência mostrou menor eficácia em comparação com o tratamento da Pfizer. O medicamento da Merck, o molnupiravir, reduziu as hospitalizações e mortes em seu ensaio clínico de pacientes de alto risco em cerca de 30%.

A FDA também autorizou, no início deste mês, o uso do coquetel de anticorpos da AstraZeneca, Evusheld, apenas para adultos e adolescentes que não estão atualmente infectados com o novo coronavírus e não foram recentemente expostos a um indivíduo infectado, disse o órgão regulador.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem