Nova Venécia foi o time com o melhor aproveitamento no futebol capixaba em 2021, aponta estudo

Foto: Thiago Félix

A temporada do futebol capixaba chegou ao fim. Depois da definição do campeão da Copa Espírito Santo 2021, neste domingo, todas as equipes conheceram seus respectivos desafios para 2022. Um estudo coordenado pela Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) fez o balanço do ano das equipes capixabas.

Ao longo da 274 dias de futebol no Espírito Santo, o trabalho do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências no Futebol (Gecif/Ufes), assinado por alunos do mestrado em Educação Física, Raul Victor Costa e Maxwell Netto, e orientado pelo doutor Rodrigo Aquino, levantou dados sobre o desempenho dos 20 clubes que entraram em campo em 2021.

Ao todo, foram 173 partidas disputadas, em 15 municípios, sendo 16 estádios diferentes. Todos os 20 clubes que disputaram Campeonato Capixaba 2021, Série B do Campeonato Capixaba 2021 e/ou Copa Espírito Santo 2021 contribuíram para a marca de 477 gols no ano - média de 2,76 gols por jogo.

Melhor aproveitamento

Nova Venécia conquistou todos os títulos disputados em 2021 — Foto: Thiago Félix

Nos números, o Nova Venécia foi a melhor equipe da temporada. Das 23 partidas disputadas, o Leão do Norte venceu 15, empatou sete e perdeu apenas uma vez. Ou seja, um aproveitamento de 75,36%.

Para alcançar o título da Série B do Estadual e da Copa Espírito Santo, a equipe também contou com a segunda melhor defesa (15 gols sofridos). Apesar de ter sofrido quatro gols a mais que o Vitória-ES (11 gols em 13 jogos), o Nova Venécia tem a média mais positiva de gols sofridos por jogo (0,65).

O Leão do Norte também teve o jogador com mais jogos no ano por um único clube. O lateral direito Jairo atuou em 2009 minutos em um total de 23 confrontos estaduais.

Nova Venécia na Temporada

23 jogos
15 vitórias
7 empate
1 derrota
49 gols marcados
15 gols sofridos
2 títulos

Pior aproveitamento

Ao contrário do Nova Venécia, o Pinheiros foi o pior time da Copa ES e foi rebaixado para a Série B do Estadual. O Verdão do Norte encerrou a temporada como a única equipe que não venceu um jogo sequer. Deixando a desejar durante todo o ano, o Pinheiros ficou com o pior aproveitamento (4,17%) e 14 derrotas em 16 jogos.

Pinheiros na Temporada

16 jogos
2 empates
14 derrotas
9 gols marcados
35 gols sofridos
Rebaixado para a Série B do Estadual

Mais jogadores utilizados nos 11 iniciais

Desportiva Ferroviária utilizou dois jogadores a mais que o arquirrival Rio Branco-ES — Foto: Ricardo Miquimba

Para alcançar as quartas de final da Série A do Estadual e da Copinha, a Desportiva Ferroviária utilizou 47 titulares diferentes. Apostando na rotatividade, a Locomotiva Grená disputou a elite capixaba com uma média de idade de 25,37 anos e na Copa ES apostou em um time renovado com jogadores de 23,95 anos.

Não por acaso, o jogador mais jovem a ser titular pelo jovem time grená foi o zagueiro Juan, de 17 anos, na Copa Espírito Santo. O jogador mais experiente, porém, foi o lateral esquerdo Vando (35 anos), que estava no Capixaba.

O jogador que mais vestiu a camisa da Desportiva foi Matheus Barbosa (12 jogos, 1064 minutos).

Menor Média de Idade

GEL venceu apenas um jogo em 2021 — Foto: Henrique Montovanelli/FES

Em média, o time titular do GEL teve a equipe mais jovem, com 22,94 anos. Mesmo acionando 43 nomes diferentes para atingir a marca, o time serrano tem o segundo pior desempenho do ano (1V, 14D, 6,67%) com a pior defesa (57 gols sofridos 15 jogos, média 3,8), além da pior performance na Série B (8D, 0%).

O GEL também sofreu a maior goleada da temporada, ao perder para o Capixaba por 12 a 0 na 10ª Rodada da Segundona.

Artilheiro de 2021

Rael marcou 16 gols no futebol capixaba na temporada — Foto: Wagner Chaló

Há forte potencial para gol quando o assunto é Rael na Segundona. Na competição, o desempenho ofensivo do Castelo foi expressivo com 24 gols em 10 jogos, sendo 50% deles marcados pelo artilheiro do ano do futebol capixaba. O desempenho no alvinegro rendeu ao centroavante a artilharia geral do futebol capixaba.

Quando o assunto é jogo coletivo, a equipe com mais gols marcados foi o Nova Venécia. O time veneciano marcou 49 gols em 23 jogos.

Troca de Experiência

Fábio Bilica defendeu as cores do Forte Rio Bananal na Série B do Estadual — Foto: Breno Bonfá

O atleta mais jovem da temporada foi o meia Moab, do Atlético Itapemirim. Nascido em 24 de janeiro de 2005, o jogador (16 anos) é dois dias mais novo que o destaque Kayque, que deixou o Real Noroeste e rumou para o Palmeiras.

Já o jogador mais experiente, foi o zagueiro Fábio Bilica (42 anos) na Série B do Estadual. Com passagens por Grêmio, Vitória, Fenerbahçe-TUR, Palermo-ITA e Seleção Brasileira Sub-20, o jogador vestiu a camisa do Forte Rio Bananal em 2021.

Fonte: ge


Postagem Anterior Próxima Postagem