Polícia Federal exonerou um delegado de postos-chave por mês; Veja quem!

Paulo Maiurino, novo diretor da PF Foto: Reprodução

Depois de reclamar nos dois primeiros anos de governo de não conseguir influir nas nomeações de cargos de direção na Polícia Federal, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem conseguido consolidar trocas em postos-chave.

Em alguns casos, as mudanças têm como alvo delegados cuja conduta profissional desagradou ao governo; só este ano já foram oito exonerações, uma média de uma por mês desde que o atual diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, assumiu o cargo.

Para o diretor da Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal (ADPF), Edvandir de Paiva, os episódios de remoção de delegados da Polícia Federal têm se repetido de forma “estranha” e “preocupante” nos últimos meses.

Paiva vem recebendo queixas de colegas sobre o temor de represálias pela atuação em investigações consideradas delicadas para o governo Bolsonaro.

"Esses fatos estão ficando mais recorrentes e incomodam demais. Os delegados estão extremamente indignados e insatisfeitos com toda essa situação. A única solução para resolver isso é a aprovação de leis que protejam a autonomia da PF", avaliou Paiva.

Em nota, a PF afirmou que "não é verdade que a Polícia Federal tenha exonerado um delegado por mês em razão de 'desagrado ao governo', tampouco por perseguição ou punição por atos contrários à visão da atual administração". Disse que delegados foram exonerados de cargos em comissão como "medidas naturais" quando há troca na direção-geral. "Ao pinçar de forma aleatória algumas mudanças como se tiessem ocorrido por motivação política, com base em ilações elaboradas por fontes anônimas, as quais não se fundamentam na realidade, referida matéria serve apenas para alimentar a produção de fake news, como no caso da delegada movimentada da unidade da Interpol de Brasília, que, comprovadamente não atuou no caso envolvendo a inclusão de pedido de difusão vermelha determinada pelo Surpemo Tribunal Federal", diz na nota.


Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem