80 metros de altura: Recordista mundial de slackline faz travessia inédita entre morros no Rio

O francês Nathan Paulin atravessou um quilômetro de distância entre o Morro da Babilônia e da Urca a 80 metros do chão Foto: Giampaolo Braga / Agência O Globo

 A 80 metros do chão, o recordista mundial de slackline e highline, Nathan Paulin, fez sua primeira apresentação no Rio, nesta tarde de sábado. O atleta francês percorreu uma distância de um quilômetro, contando a ida e a volta, entre o Morro da Babilônia e o da Urca, na Zona Sul, em cima de uma fita de 2,5 centímetros de largura. A aparição nas alturas faz parte de um projeto em que ele roda o mundo trazendo reflexões sobre o meio ambiente e a preservação da natureza.

Anteriormente, a travessia estava prevista para durar apenas 30 minutos, com 500 metros de distância, contando apenas a ida, mas o atleta se empolgou e resolveu estender, com um quilômetro, que durou aproximadamente uma hora.

Na praia, frequentadores ficaram surpresos com o malabarismo que Paulin fazia em cima da corda, deitando e sentando na fita. Parte das pessoas que passavam pelo local de carro ou a pé pararam para tirar foto e fazer vídeos.

A performance deste sábado teve a assinatura da direção coreógrafa de Rachid Ouramdane, diretor do famoso Teatro Chaillot, que apoia o projeto Les Traceurs, que o trouxe para a Praia da Urca. Na ocasião, banhistas puderam assistir ao espetáculo com a música do compositor Jean-Baptiste Julien ao fundo.

Paulin deitou durante a performance na Praia da Urca Foto: Bertrand Delapierre / Chaillot - Théâtre national de la Danse

Primeira vez na América

Esta é a primeira vez em que Paulin vem à América. A vinda dele ao Brasil faz parte do projeto que roda ao mundo para trazer a reflexão sobre a natureza. O próximo local é em Fortaleza, no dia nove deste mês. O convite para esta aparição em terras cariocas veio por meio da Aliança Francesa do Rio de Janeiro, ponto cultural da França no Rio, do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, que apoia as ações da Aliança, e do Institut Français.

Nesta semana, o atleta deu uma entrevista ao GLOBO sobre a importância do evento e da escolha do local para a reflexão do tema:

— Aqui (na Praia da Urca) para mim é o condensado do Rio de Janeiro. Tem a praia, a natureza, a vegetação e tudo se mistura com o Pão de Açúcar, que é um clássico do Rio. É o lugar perfeito para trazer a reflexão que quero sobre o meio ambiente — diz o turista.

No início desta semana, o francês Nathan Paulin, recordista de highline, fez um aquecimento para a apresentação deste sábado Foto: Leo Martins / Agência O Globo

Paulin já tinha feito uma passagem similar a de hoje, em 2017, quando atravessou uma highline de 1662 metros, a 300 metros de altura, durante o Circo de Navacelles, na França.

Após o evento, o francês diz que quer conhecer outros pontos do Rio e, quem sabe, desfrutar novos picos:

— Quando eu puder, talvez eu ande pela cidade e busque novos pontos. Costumo passear pela cidade buscando um lugar e, quando eu vejo alguma coisa muito deformada, já imagino uma linha entre dois pontos e se torna uma passagem. Talvez eu ache algo, sim — diz.
Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem