Drone com desfibrilador salva idoso com parada cardíaca


Um homem de 71 anos foi socorrido por um drone após ter uma parada cardíaca em Trollhättan, na Suécia. Os serviços de emergência do país começaram a usar o equipamento para ajudar os pacientes antes da chegada de uma ambulância ao local da emergência.

O drone cumpriu seu propósito de entrega de primeiros socorros em 9 de dezembro de 2021. O equipamento pode ser muito útil para ajudar a salvar vidas em lugares menos acessíveis.

Em Trollhättan, o idoso foi socorrido primeiramente por um médico chamado Mustafa Ali, que estava se dirigindo para o trabalho quando viu a vítima desmaiada. Ao verificar que o homem não tinha batimento cardíaco, o médico aplicou nele a técnica de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Ali recorreu ao serviço de emergência e, ao receber a ajuda, percebeu a mudança no atendimento: "Poucos minutos depois, vi algo voando acima da minha cabeça. Era um drone com um desfibrilador!", relembrou, segundo a Everdrone, empresa que fornece os drones que ajudam em emergências médicas.

Desfibrilador, equipamento usado para retomar o ritmo do coração - REPRODUÇÃO/EVERDRONE

A Everdrone afirma que essa foi a primeira vez que um drone ajudou a salvar a vida de um paciente que teve uma parada cardíaca súbita.

“Não consigo expressar em palavras quanto sou grato a essa nova tecnologia e à entrega rápida do desfibrilador. Se não fosse pelo drone, eu provavelmente não estaria aqui”, disse o paciente, que se recuperou totalmente.

O serviço de drones pode atualmente ajudar 200 mil residentes na Suécia e deve se expandir por mais locais na Europa durante este ano.

Fonte: R7


Postagem Anterior Próxima Postagem