Mais da metade dos casos de gripe confirmados no ES são de Influenza A


Mais da metade dos casos de gripe confirmados no Espírito Santo são da Influenza A (H3N2). A Informação foi divulgada nesta quarta-feira (12) pela Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo a pasta, dos 1.405 exames analisados pelo Laboratório Central (Lacen), 776 deram positivo para a Influenza A, o equivalente a 55,23% do total de amostras.

A Sesa ainda aguarda resultados de amostras que foram encaminhadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A secretaria também informou que não foi confirmado nenhum caso de morte ou de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados pela gripe neste ano.

No entanto, a Sesa ressalta que é preciso esperar o restabelecimento do sistema de notificação do Ministério da Saúde para ter o balanço completo sobre a Influenza no Espírito Santo, pois os dados estão sujeitos a alterações e atualizações.

Em 2021

No ano passado, das 17.859 amostras de casos suspeitos de síndrome gripal analisadas, 840 foram confirmadas para Influenza A, o equivalente a 4,7% das amostras.

Há confirmações de 96 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e de 14 mortes provocadas pela Influenza em 2021. Os dados são do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe).

A maioria das mortes provocadas pela doença ocorreram entre pessoas idosas: duas pessoas possuíam mais de 90 anos; três tinham entre 80 e 89 anos; cinco tinham entre 70 e 79 anos; uma estava na faixa entre os 60 e os 70 anos, e três possuíam menos de 59 anos.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem