VÍDEOS: Ônibus que tombou em BH poderia levar no máximo 41 pessoas, mas carregava 93

Ônibus do Move Metropolitano tomba na Avenida Vilarinho, em BH — Foto: TV Globo

O ônibus do Move Metropolitano que tombou na Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, tinha autorização para transportar, no máximo, 41 passageiros, mas levava 93 pessoas – 52 a mais.

O Consórcio Linha Verde, responsável pela operação da linha 524R (Terminal Justinópolis/ Belo Horizonte), será alvo de um processo administrativo punitivo e deverá prestar esclarecimentos sobre o ocorrido, segundo o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Um aviso fixado no próprio coletivo estabelece que a capacidade do veículo é para 26 pessoas sentadas. Outras 15 poderiam ficar de pé, de acordo com a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 que está em vigor.

O limite foi imposto para a prevenção da doença no transporte coletivo durante a vigência da situação de emergência em saúde pública no estado em razão.

Mesmo em condições normais, fora da pandemia, o público máximo permitido no ônibus é inferior ao número de passageiros levados nesta quinta-feira: 77 pessoas.

"Em condições normais, o limite máximo de passageiros permitido nesse veículo é de 77 pessoas (26 sentadas e 51 de pé). Segundo a deliberação do Comitê Covid-19, a lotação máxima do veículo, neste momento, deveria ser de 41 pessoas (26 sentadas e 15 de pé)", disse a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), em nota.

Limite de passageiros no ônibus do Move em condições normais, fora da pandemia — Foto: Lucas Franco/ TV Globo

"O Consórcio também deverá prestar esclarecimentos sobre a situação de manutenção da frota em operação. Em paralelo, a fiscalização do DER-MG vai promover uma vistoria completa na linha", complementou a Seinfra.

Segundo a pasta, a partir de 1º de fevereiro, a oferta de linhas do transporte metropolitano será retomada ao padrão pré-pandemia, e as empresas não poderão mais circular com horários reduzidos em nenhum itinerário.

O acidente

Um ônibus do Move Metropolitano tombou na Avenida Vilarinho, na altura da Estação Candelária, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, no início da manhã desta quinta-feira (20). O veículo ainda colidiu contra o muro de um imóvel comercial.

Ônibus bateu na entrada de um imóvel após tombar na Avenida Vilarinho — Foto: TV Globo

Segundo o Corpo de Bombeiros, 29 ocupantes foram levados para unidades de saúde, sendo dois para o hospital Risoleta Neves e 27 para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Não houve vítimas graves.

Os demais passageiros recusaram ou não precisaram de atendimento médico.

Ônibus tombou em Belo Horizonte e deixou 29 pessoas feridas. — Foto: Lucas Franco / TV Globo

O condutor do ônibus disse aos bombeiros que estava em "velocidade normal" quando percebeu uma alteração na direção.

Em seguida, ele escutou um estalo, e a direção travou, puxando o veículo para a esquerda e, depois, para a direita, antes de tombar. O eixo traseiro desabou.

Vídeos mostram os momentos seguintes ao do acidente e os passageiros saindo do coletivo pela janela de emergência. Veja os vídeo no final da matéria.

A Avenida Vilarinho foi interditada no sentido Centro. A Estação Candelária também foi fechada. As demais operam normalmente, de acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). O veículo foi destombado por volta das 10h40. A via foi liberada às 11h20.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano alegou que ainda não é possível afirmar o número de pessoas que estavam a bordo e que o motorista não pode impedir a entrada de passageiros.

Veja o comunicado na íntegra:

"O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano – SINTRAM, esclarece que o MOVE Metropolitano foi lançado em 2014 e toda a sua frota tem data de fabricação a partir desse ano.

O acidente ocorrido nesta manhã foi uma eventualidade e suas causas estão sendo investigado pelas autoridades competentes. Reforçamos que o ônibus é um dos modais mais seguros, fato comprovado pelo baixíssimo índice de acidentes envolvendo este meio de transporte.

É importante ressaltar que o ônibus em questão está com a manutenção e documentação em dia, conforme as determinações do órgão gestor.

Sobre a quantidade de passageiros no veículo, ainda não é possível afirmar o número de pessoas que estavam a bordo no momento do acidente.

Cabe lembrar que o motorista não pode impedir a entrada dos passageiros, que muitas vezes preferem não aguardar para embarcar em um próximo ônibus, o que pode causar uma lotação atípica em alguns carros.

A concessionária responsável reforça que segue colaborando com a investigação e prestará toda a assistência necessária às vítimas".

Veja aqui os vídeo: VÍDEO 1   VÍDEO 2
Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem