Perdeu suas conversas do WhatsApp? Veja como ativar o backup e recuperar suas mensagens


O Whatsapp é um aplicativo muito usado no nosso dia a dia, muito é pouco, na verdade é extremamente usado. Para você não perder seus dados como contatos, mensagens, fotos, áudios e vídeos, você precisa deixar suas conversas salvas em algum lugar, de preferência em um local seguro. É ou não é verdade? Por isso é importante você aprender como fazer backup do seu WhatsApp.

Fique tranquilo(a) é uma tarefa bem simples, preparamos um passo a passo massa para você ativar o backup do aplicativo. Com a cópia das suas mensagens em um local seguro, você pode evitar maiores problemas caso venha a perder o seu celular ou tenha o seu número clonado, por exemplo. Mas antes do passo a passo vamos explicar pra você o conceito de Backup.

O que é backup?

Em inglês significa “cópia de segurança”. É um armazenamento dos seus dados em outro ambiente ou plataforma. Caso aconteça algo chato com o seu celular, você pode contar com seus dados em outro espaço e de forma segura. Vale destacar que esse procedimento deve ser feito com bastante frequência, dessa forma a cópia dos seus arquivos estará sempre atualizada.

O que é backup local no WhatsApp? Ele é feito de forma automática todos os dias às 2 horas da manhã. Trata-se de um procedimento do próprio Whatsapp, o arquivo fica salvo na memória interna de seu aparelho. Esse backup é útil quando você precisa desinstalar o aplicativo e instalar novamente. Se por algum motivo você venha trocar de celular, as suas conversas e arquivos só poderão ser restauradas se o backup feito foi direcionado para uma nuvem.

Se por acaso você perder todos os contatos, fotos, conversas e arquivos importantes no WhatsApp, o que você deve fazer?

Pode até parecer bobagem!!! Nós pensamos que não vai acontecer com a gente, é ou não é verdade? Mas acredite, é comum acontecer e por isso é melhor prevenir do que remediar. Por isso, fazer o backup do seu WhatsApp com frequência é importante.

Veja que dica bem legal, ao salvar seus dados do WhatsApp em uma nuvem como o Google Drive ou o iCloud, por exemplo, você poderá excluir suas conversas e arquivos fazendo seu celular ficar mais leve, mas sem perder nenhum dado importante.

Passo a passo de como fazer backup do Whatsapp

Agora que você sabe a importância de realizar o backup, então é preciso entender como fazer na prática. Fazer o backup do seu WhatsApp faz toda diferença para manter seus dados seguros, é super simples de fazer. Estou falando sério, não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas antes você precisa saber que o Android salva seus arquivos no Google Drive enquanto o iOS (iphones) salvam no iCloud.

Vamos mostrar o passo a passo das duas formas para você configurar seu WhatsApp para que seja feito periodicamente de forma automática, ou você pode escolher fazer esse procedimento manualmente. Muito legal, não é verdade? Vamos praticar?

VAMOS INICIAR PELO ANDROID

  • é preciso ter uma conta no Google ativa no seu celular.
  • você precisa ter espaço livre para criar o arquivo de backup que fica armazenado no Google Drive.
  • é importante você ter uma boa conexão com a internet.
  • com o WhatsApp aberto, você vai selecionar o menu “mais opções” que fica no ícone dos três pontinhos, em seguida clicar em “configurações” e depois em “conversas”.
  • na próxima tela você deve selecionar a opção “backup de conversas”. Feito isso, você só precisa selecionar “fazer backup no Google Drive” e escolher entre alguma das opções que seja diferente de “Nunca”.
  • o próximo passo é escolher em qual local você quer que o seu backup seja salvo. Caso não tenha nenhuma conta conectada, basta clicar em “adicionar conta” e fazer o login.
  • agora você precisa escolher em qual rede de dados você quer realizar o backup, basta clicar em “fazer backup via” e escolher uma das opções, caso selecione o uso de dados móveis para fazer o backup, pode gerar cobranças adicionais na sua conta de celular. Fique ligado(a)!

Feito todos os passos acima o seu WhatsApp ficará programado para fazer o backup na data que você escolher.

Outra dica bem interessante é fazer o backup das suas conversas de forma manual. Esse processo é bastante simples, basta abrir o WhatsApp e selecionar as seguintes opções:
  1. Configurações
  2. Conversas
  3. Backup de conversas
  4. Fazer backup
Como fazer backup do WhatsApp no Iphone

Neste caso você vai utilizar a nuvem do iCloud, o armazenamento próprio da Apple. Um dos requisitos para fazer o backup do seu WhatsApp no iCloud é iniciar uma sessão com o ID Apple que você utiliza para acessar o iCloud, ter o iOS 10 ou superior e ter o iCloud Drive ativado. Também é necessário ter uma conta ativa no iCloud e ter espaço livre.

Depois de tudo OK, você vai entrar no WhatsApp, selecionar o menu entrar em “Conversas” e depois em “Backup de Conversas”. O próximo passo é selecionar a opção “efetuar backup agora” e na opção “auto backup” ativar backups automáticos e escolher a frequência, exceto “desativado”

Não esqueça de conferir se o backup está sendo feito pela rede de dados. Aconselho você fazer pelo WI-FI para não consumir seus dados.

Se você preferir fazer esse processo manualmente, ele é possível de forma bem simples e a qualquer momento. Basta abrir o WhatsApp, tocar em configurações, conversas, backup de conversas e em seguida selecionar a opção “fazer backup agora”. É muito fácil!

Fonte: Folha Digital


Postagem Anterior Próxima Postagem