SESA | Secretário Nésio Fernandes alerta para risco de epidemia de dengue no ES


Como desde 2018 o estado não enfrenta uma epidemia significativa da doença, há uma possibilidade de que ela ocorra nos primeiras quatro meses deste ano.


O Espírito Santo poderá enfrentar uma epidemia de dengue em 2022. O alerta é feito pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, que deu aviso: o objetivo, neste momento, deve ser eliminar focos e combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

"Isso implica em um novo alerta à população, pois, caso ocorra uma epidemia de dengue, todas as medidas já conhecidas, de remoção de água parada, de vigilância das arboviroses (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti) precisam ser redobradas por todos. Inclusive, a observação de quadros de febre, com com manchas, com dor de cabeça atrás dos olhos, precisa estar no leque do diagnóstico dos profissionais de saúde e das suspeitas da própria população", declarou Nésio Fernandes.

Conforme explicou o secretário, desde 1995, as epidemias de dengue ocorrem no Brasil em ciclos, que se repetem a cada três ou cinco anos. Como desde 2018 o estado não enfrenta uma epidemia significativa da doença, há uma possibilidade de que ela ocorra nos primeiras quatro meses deste ano.

Em 2021, o estado registrou 15.230 casos suspeitos de dengue, além de 3.163 casos de chikungunya.

As prefeituras da Grande Vitória informaram que têm intensificado o trabalho das equipes de vigilância ambiental para combater focos do mosquito.

Equipes de combate à dengue vistoriam casas para eliminar focos do mosquito na Serra, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Veja as medidas de prevenção contra a dengue:
  • Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
  • Tirar água dos pratos de plantas;
  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d'água e qualquer tipo de recipiente que possa
  • Reservar água;
  • Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
  • Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas;
  • Tonéis e caixas d'água) e mantê-los sempre limpos.
Fonte: G1 ES




Postagem Anterior Próxima Postagem