Usina Hidrelétrica de Aimorés tem registrado vazões elevadas após fortes chuvas em MG


A bacia do rio Doce, onde está instalada a Usina Hidrelétrica de Aimorés, operada pela Aliança Energia, tem registrado vazões elevadas, devido às fortes chuvas em Minas Gerais. 

Como forma de auxiliar os municípios no planejamento das ações junto às populações das regiões sujeitas a inundações, a Aliança Energia tem comunicado, de hora em hora, a vazão do rio Doce aos órgãos de proteção e Defesa Civil municipais além de ceder um barco como forma de apoio ao município de Aimorés no esforço preventivo junto as populações ribeirinhas. 

A vazão registrada no rio Doce, nesta terça-feira (11), está em 5.800 m³/s, podendo alcançar 6.000 m³/s na região de Aimorés. 

Usina Hidrelétrica de Aimorés segue operando dentro dos parâmetros de normalidade 

A Aliança Energia esclarece que segue executando seu procedimento operacional para o período chuvoso, atendendo aos parâmetros estabelecidos pelos órgãos reguladores e todas as suas estruturas seguem em estado de normalidade. 

A usina de Aimorés é do tipo fio d´água, portanto, à medida em que a vazão do rio Doce se eleva, a usina consegue processar até 1500 m³/s para geração de energia em suas turbinas. 

Toda a vazão de água acima desses valores, é liberada pelas comportas do vertedouro, de forma gradual e controlada, conforme procedimentos operativos. Importante ressaltar que a capacidade do projeto da barragem e de vertimento é muito superior às maiores cheias já registradas. 

Plano de Segurança e Alerta 

Anualmente de novembro a fevereiro, período tipicamente chuvoso, a usina de Aimorés executa diversas ações do Plano de Segurança e Alerta – PSA, que prevê, dentre outras medidas, campanhas de conscientização da população sobre os cuidados durante este período, envio de informações sobre a vazão do rio, com atualização de placas de sinalização nas vias públicas e demais medidas operacionais. 

A Aliança Energia segue mantendo o diálogo e cooperação constante com as instituições de Proteção e Defesa Civil e permanece à disposição para esclarecimentos. 

Fonte: Nova Onda Online

Postagem Anterior Próxima Postagem