Cafés e azeites irregulares: saiba o que fazer se você comprou os produtos


Com as operações da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), que apreenderam produtos falsificados e irregulares das prateleiras de diversos supermercados da Grande Vitória, a população deve estar ciente de quais medidas podem ser tomadas para conseguir ter seu dinheiro de volta e punir os responsáveis pelas vendas ilegais dos itens.

Na última quarta-feira (05), a Decon apreendeu 240 garrafas de azeite de três marcas em que a venda foi proibida no final do ano passado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As apreensões ocorreram durante buscas realizadas em oito supermercados da Grande Vitória.

Nos supermercados fiscalizados, os policiais encontraram azeites das marcas Torre Galiza, Coroa Real e Castelo dos Mouros. Todas são consideradas impróprias para consumo humano.

As marcas de azeite não foram os únicos produtos flagrados nas prateleiras de supermercados da Grande Vitória, mais de 28 mil unidades de café irregulares foram identificadas durante uma operação policial na tarde desta segunda-feira (10).

Os cafés recolhidos são das marcas TEM+, Minete e Campestre. Segundo a Polícia Civil, elas misturavam alta quantidade de cascas e paus ou estava fora de padrões mínimos de qualidade, com alto teor de umidade, o que diminui a qualidade do produto

O que fazer?

As notícias pegaram muitos leitores e consumidores de surpresa e por isso, o Folha Vitória foi atrás de respostas. O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), explicou quais procedimentos devem ser realizados para não perder o dinheiro pago pelas mercadorias.

Segundo o Procon, a conduta de expor e vender mercadorias falsificadas ou irregulares, podem colocar em risco a saúde dos compradores. Ao perceber a prática, o primeiro passo deve ser procurar os órgãos responsáveis pela proteção e defesa do consumidor.

No entanto, ao notar a má-qualidade do produto, a pessoa tem o direito de solicitar o reembolso pela quantia paga ou a troca por outro produto de igual valor.

Mas não se esqueça, tal conduta por parte do fornecedor é considera crime e mesmo que haja a troca, é importante que seja feita a denúncia para os órgãos competentes.

Como denunciar?

As reclamações podem ser feitas no e-mail atendimentoapp@procon.es.gov.br ou, pessoalmente, na sede do Procon do seu município ou do Procon Estadual, que fica localizado na Avenida Jerônimo Monteiro, nº 935, Centro, Vitória.

A sede estadual funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para ser atendido é necessário retirar senha no local e estar com o RG (Carteira de Identidade), CPF e documentos que possam comprovar a reclamação.

As dúvidas podem ser solucionadas através do Whatsapp do instituto: (27) 3323-6237. Os moradores da Grande Vitória também podem ser atendidos na unidade localizada no Faça Fácil Cariacica e agendar o atendimento no site do local.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem