Vovô Arco-Íris de 99 pinta a própria vila para salvá-la da demolição

O Vovô Arco-Íris como é conhecido começou a pintar sua vila em 2010 e hoje virou referência cultural e turística Foto: AFP

Um homem conhecido como Vovô Arco-Íris começou a pintar aos 86 anos, quando soube que a vila militar onde morava com a esposa iria ser demolida.

Huang Yung Fu é de Taiwan e para afastar o tédio, a tristeza e transformar o lugar em algo atrativo, ele cobriu casas, ruas, portas, sarjetas, com sua ação artística.

O vovô mudou totalmente a cara da Vila dos Dependentes Militares de Cahihong, na cidade Taichung. Agora o lugar se transformou em atração turística reconhecida internacionalmente e virou ponto de referência no país.

Huang, hoje com 99 anos e sua esposa ainda moram na Aldeia do Arco-Íris – onde recebem visitantes e vivem suas vidas.

“Em 2010, professores e alunos das universidades Ling Tung e Hungkuang encontraram as pinturas e ficaram impressionados com sua natureza fofa e expressiva”, de acordo com o Ministério do Patrimônio Cultural.

História

Huang Yong-Fu nasceu no condado de Taishan, província de Guangdong, China, em 1924. Durante a guerra, foi recrutado para lutar contra os japoneses e acabou em Hong Kong.

Mais tarde, ele se juntou ao exército em Hainan e fugiu com o KMT para Taiwan. Ele foi lutar novamente durante a Segunda Crise do Estreito de Taiwan e finalmente foi dispensado aos 55 anos.

Em seguida, comprou sua casa atual, em um vilarejo de 1.200 casas construídas por nove militares aposentados em terrenos do Ministério da Defesa Nacional.

Foi então que Huang começou a pintar as paredes de sua casa e os prédios ao redor na tentativa de preservá-los. Naquela época, ele era uma das únicas pessoas que ainda habitavam a aldeia.

Mais tarde, estudantes das universidades vizinhas Ling Tung e Hung Kuang descobriram sua obra de arte e solicitaram com sucesso ao prefeito de Taichung que preservasse a coleção de 11 casas restantes.

A vila logo adquiriu fama local e está rapidamente se tornando uma das novas atrações mais badaladas de Taiwan.

Campanha

“O estudante Charles Tsai reuniu estudantes e professores para apelar ao governo da cidade de Taichung para preservar esta herança cultural inesperada, liderando a campanha “Save Rainbow Village”. À medida que a notícia se espalhava, o próprio Huang começou a ser conhecido como ‘Vovô Arco-Íris’”.

A campanha foi um sucesso e a área é preservada em Taichung como um parque de arte.

A Lonely Planet classificou a vila como uma das “maravilhas secretas do mundo” e a Culture Trip a colocou como o “local mais instagramável” de Taiwan.

Rotina

Huang, agora com impressionantes 99 anos (comemorados no início de 2022) e com o apelido de Vovô Arco-Íris , ainda mora no local e segundo turistas e moradores, ele acorad todas as manhãs às 4 da manhã para trabalhar na manutenção de sua obra de arte.

Os visitantes costumam encontrá-lo e ele sempre dá o sinal da vitória ao posar para fotos, mas não tivemos a sorte de vê-lo quando visitamos.

A arte de Huang tem sido chamada de uma espécie de surrealismo, com elementos de humor, infantilidade e amor.

Ele também é obviamente um amante dos animais. Ele até foi chamado de Hayao Miyazaki de Taiwan., artista reconhecido de Mangás e roteirista de cinema famoso.

Turistas tiram fotos na vila que virou referência internacional Fotos: Divulgação




Postagem Anterior Próxima Postagem