Carnaval altera saque de FGTS, seguro-desemprego e aposentadoria; veja como fica


A Caixa Econômica Federal informou alterações nas datas de acesso a valores do Saque-Aniversário do FGTS, do seguro-desemprego e da aposentadoria devido ao feriado bancário nesta segunda-feira (28) e terça-feira (1º) com o Carnaval.

No caso dos pagamentos do FGTS, o valor fica disponível ainda em unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e salas de autoatendimento.

Já no caso do Saque-Aniversário do FGTS, o saque é feito no 1º dia útil do mês do aniversário do beneficiário. Para os trabalhadores nascidos em março, o crédito estará disponível no dia 2 de março. Confira as datas ao longo de 2022:


A Caixa também afirmou que os beneficiários que recebem os valores do Auxílio Brasil, Abono Salarial e Seguro-Desemprego já em valor creditado em conta ou disponíveis para saque com uso do cartão social, seguindo calendários específicos, e a movimentação dos valores pode ser feita pelos canais de Autoatendimento Caixa durante o feriado.

Devido ao feriado, as parcelas de seguro-desemprego com validade inicial em 1º de março serão creditadas nas contas no dia seguinte.

O calendário de pagamento de aposentadoria divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também leva em conta o feriado. A data de pagamento depende do número final do cartão do benefício, e vale apenas para dias úteis. O pagamento referente ao mês de fevereiro já começou e ocorreu para os números 1, 2, 3, 4 e 5, com os demais ocorrendo de 3 de março em diante.

Confira o calendário completo para quem recebe até um salário mínimo de aposentadoria e para quem recebe valor superior:


Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos não terão atendimento ao público nas agências durante o feriado do Carnaval, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.

Com isso, o atendimento nas agências será retomado na quarta-feira de cinzas, em 2 de março, com o expediente começando às 12h no horário local de cada estado. O horário de fechamento das agências segue o de dias normais.

A exceção é nos locais em que as agências fecham antes das 15h. Nesse caso, o início do atendimento será antecipado para garantir um mínimo de três horas de funcionamento da agência.

A orientação da Febraban para os clientes é o uso de canais digitais dos bancos para realizar transferências e pagamentos de contas enquanto as agências estiverem fechadas.

Já as contas de consumo —que incluem água, luz e telefone— e carnês cujo vencimento será em 28 de fevereiro ou 1º de março poderão ser pagos no dia 2, sem acréscimo de valor. Isso ocorre porque as contas já têm as datas ajustadas para o calendário de feriados.

Se o ajuste não tiver ocorrido, a associação recomenda antecipar o pagamento ou agendá-lo por caixas eletrônicos, internet banking ou atendimento telefônico.

No caso dos boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, o pagamento pode ser feito pelo Débito Direto Autorizado (DDA).

Fonte: CNN


Postagem Anterior Próxima Postagem