EDP leva iniciativa de incentivo ao surfe feminino para o Espírito Santo


Projeto Águas de Gaia será realizado em Guarapari, promovendo inclusão social, saúde integral e conscientização ambiental

A EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, traz neste mês ao estado um projeto que estimula a prática do surfe por mulheres. Trata-se do Águas de Gaia, que chega a Guarapari para oferecer gratuitamente 16 vivências do esporte e práticas corporais a mulheres da comunidade local. Realizada pelo Instituto Incentivar, a iniciativa tem patrocínio da EDP.

As vivências serão realizadas no canto direito da Praia do Morro, de 17 de fevereiro a 4 de março, no período da manhã ou à tarde, conforme o clima e condições do mar, mediante inscrições prévias. As vagas são limitadas e as inscrições podem pelo telefone (11) 93260-8185, e-mail: aguasdegaia1@gmail.com, ou por meio das redes sociais oficiais do projeto: @aguas.de.gaia, no Instagram, e @aguasdegaiaoficial, no Facebook.

Além da prática esportiva, o projeto oferece refeições e cuidadoras para permitir que as mulheres com filhos possam participar. “Sabemos que nós, mulheres, às vezes temos dificuldade de abrir espaço em nosso dia a dia para um momento só nosso, por isso, fazemos o possível para facilitar a participação de todas”, diz Cristiane Brosso, idealizadora do projeto.

“Nosso apoio ao projeto Águas de Gaia busca ampliar a participação das mulheres no surfe e proporcionar conscientização ambiental por meio do esporte. Além disso, as vivências proporcionarão às mulheres experiências importantes para seguirem em suas jornadas como cidadãs”, afirma Dominic Schmal, diretor de Sustentabilidade da EDP.


O Águas de Gaia é baseado nos pilares de inclusão social, saúde integral e conscientização ambiental, e tem como proposta levar lazer, saúde e cultura oceânica de mulher para mulher. A partir de um método próprio, que funde ioga e outros saberes ancestrais, busca conectar as mulheres entre si e com o oceano, proporcionando uma experiência transformadora.

O apoio ao projeto fomenta o posicionamento global do Grupo EDP que reflete sua missão de liderar a transição energética. A Companhia adotou a assinatura “Changing Tomorrow Now” – “Mudando hoje o amanhã”, que reforça seu compromisso com a descarbonização do planeta, através do investimento em energias renováveis, redes inteligentes e soluções sustentáveis, além de um apoio contínuo à sociedade. Para materializar este posicionamento, a EDP vem se aliando a iniciativas esportivas, artísticas e de inclusão social aludem à energia do vento, do sol e da água, como é o caso dos projetos associados ao surfe.

Em maio de 2021, a EDP anunciou, em nível global, um novo posicionamento que reflete sua missão de liderar a transição energética. A Companhia adotou a assinatura “Changing Tomorrow Now” – “Mudando hoje o amanhã”, que reforça seu compromisso com a descarbonização do planeta, através do investimento em energias renováveis, redes inteligentes e soluções sustentáveis, além de um apoio contínuo à sociedade. “Para materializar este posicionamento, a EDP vem se aliando a iniciativas esportivas, artísticas e de inclusão social aludem à energia do vento, do sol e da água, como é o caso dos projetos associados ao surfe, como o Águas de Gaia”, reforça Nuno Rebelo de Sousa, diretor de Comunicação Marketing e Stakeholders da EDP.

Além da iniciativa para mulheres, a EDP levará a Guarapari o Bike Energia. No projeto, cada pedalada é transformada em energia elétrica, proporcionando uma vivência divertida, saudável e educadora. Os visitantes que passarem pelo espaço do Águas de Gaia na Praia do Morro poderão, no dia 19 de fevereiro, participar dessa experiência e gerar energia para tocar música, acionar ventiladores e carregar o seu celular.

Sobre a EDP no Brasil

Presente há mais de 20 anos no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 16 anos.

Sobre o Águas de Gaia

Águas de Gaia é um projeto social que oferece aulas de surfe e stand-up paddle somadas a práticas corporais, sempre de mulheres para mulheres. As instrutoras são contratadas localmente e passam por uma capacitação na metodologia própria do Águas de Gaia, fomentando a geração de renda comunitária. Além das vivências gratuitas, o projeto garante para as mulheres atendidas o transporte, alimentação e acolhimento dos seus filhos na praia. O convite é para que elas tenham um momento de conexão consigo, com a natureza e realizem um sonho de aprender a surfar.

Sobre o Instituto Incentivar

O Instituto Incentivar Esporte e Cultura nasceu em 2013 por meio da união entre profissionais e entusiastas de diversos campos de atuação em esporte e cultura, com o intuito de somar forças e a experiência de cada um e cada uma no sentido de propor, incentivar e viabilizar projetos que impactem a nossa sociedade. Desde então, esteve envolvido com a realização dos projetos Virada Esportiva Inclusiva Campinas 2019, Manobra da Virada e Manobra do Bem (edições de 2017 e 2018, em parceria com a reconhecida ONG Social Skate). Este foi o ponto de partida na história do Instituto em iniciativas esportivas como cenário para a inclusão social.

Fonte: Comunicação EDP


Postagem Anterior Próxima Postagem