'Rússia planeja maior guerra desde 1945', diz Boris Johnson

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson Foto: MATT DUNHAM / AFP

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou neste domingo que há evidências de que a Rússia planeja a "maior guerra na Europa desde 1945", quando acabou a Segunda Guerra Mundial, em meio ao aumento de tensões no Leste da Ucrânia e do receio de invasão do país por Moscou.

— Todos os sinais são de que o plano já começou em alguns sentidos. Temo dizer que o plano é para algo que pode ser realmente a maior guerra na Europa desde 1945, apenas em termos de escala — disse Boris à BBC, em entrevista que será exibida na TV neste domingo.

Conforme o primeiro-ministro, os serviços de Inteligência sugerem que a Rússia pretende lançar uma invasão que cercará a capital ucraniana, Kiev.

— As pessoas precisam entender o enorme custo em vidas humanas que isso pode acarretar — lamentou o primeiro-ministro, cuja credibilidade dentro do Reino Unido está em baixa por causa do escândalo conhecido como "partygate", de festas que ocorreram na residência oficial durante as quarentenas anti-Covid.

Boris também indicou que o Reino Unido aplicará sanções amplas contra o governo russo caso o conflito seja concretizado. Segundo Boris, o plano é que o governo britânico e os EUA impeçam as empresas russas de "negociar em libras e dólares", uma medida que, segundo ele, "atingiria muito, muito duramente" o país.

A Rússia nega que planeje atacar o país vizinho, mas até o momento já deslocou entre 160 mil e 190 mil soldados para as fronteiras com a Ucrânia, de acordo com os serviços de informação americanos. A ação criou um alerta no Ocidente, com divesos países declarando que há um risco iminente de invasão. O presidente Joe Biden disse na sexta-feira que estava "convencido" de que Putin lançará um ataque nos próximos dias.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem