Zona de Convergência vai provocar mais chuva forte no ES nos próximos dias


Os próximos dias devem ser de mais chuva no Espírito Santo, provocada por uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Segundo a Climatempo, um novo corredor de umidade irá se formar e favorecer a ocorrência de bastante chuva em áreas que incluem o Estado.

A atuação da Zona de Convergência está prevista entre a quinta-feira (17) e domingo (20). Nos primeiros dias de atuação, a ZCAS deve provocar chuva volumosa no Espírito Santo, mas no fim de semana, a chuva tende a diminuir.

Além do Espírito Santo, regiões como Minas Gerais, interior e litoral norte do Rio De Janeiro, devem registrar grandes volumes de chuva neste período. O tempo segue carregado e com bastante chuva entre Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, sudoeste da Bahia, Rondônia, Tocantins e Amazonas.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul, mais conhecida como ZCAS, é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil, responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Só neste verão, estação que começou em 21 de dezembro de 2021, já houve registro de cinco episódios de ZCAS sobre o Brasil. Com esta nova prevista a partir de quinta (17), serão 6 episódios em um curto período.

Previsão do tempo

Segundo o Incaper, nesta quarta-feira o tempo segue instável no Espírito Santo. O sol aparece entre nuvens e a combinação entre calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas, a partir da tarde, em todo o Estado.

Na quinta-feira (17), o tempo segue instável em todo o Espírito Santo. O sol aparece entre nuvens e chove, de forma esparsa, em todo o Estado. As temperaturas decaem em todas as regiões.

Já para a sexta-feira (18), o tempo continua instável em todo o Espírito Santo. O sol aparece entre nuvens e chove de forma esparsa em todo o Estado e o vento sopra com moderada intensidade no litoral sul e na Grande Vitória.

18 cidades em alerta para deslizamentos e alagamentos

As chuvas que atingiram o Espírito Santo nos últimos dias deixaram em alerta pelo menos 18 cidades capixabas, para o risco de enchentes e de deslizamentos de terra. O alerta foi emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

De acordo com o mais recente boletim da Defesa Civil estadual, divulgado na manhã desta quarta-feira (16), cinco municípios do Espírito Santo receberam um alerta de nível alto para a ocorrência de enchentes. São eles: Linhares, Colatina, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte e Rio Bananal.

Os três primeiros sofrem com a ameaça de cheia do Rio Doce, cujo nível extrapolou a cota de inundação nos últimos dias. No entanto, o nível do rio baixou e está acima da cota de inundação apenas em Linhares.

Com risco moderado para a ocorrência de deslizamentos de terra estão as cidades de: Apiacá, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, João Neiva, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Cariacica, Aracruz, Alegre, Jerônimo Monteiro, Rio Bananal e Montanha.

Ao todo, pelo menos 61 pessoas estão fora de casa, no Espírito Santo, por causa da chuva. Desse total, 34 estão desabrigadas — vivendo em abrigos das prefeituras — e outras 27 desalojadas — na casa de familiares ou amigos.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem