Artista da Irlanda lança músicas após inspiração no mosteiro do Buda gigante do ES

Foto: Daiju Roshi

"Jabuti", o novo disco do cantor Loafing Hero - alter-ego musical do filósofo e professor universitário Bartholomew Ryan - foi inspirado na viagem que o artista fez ao Brasil no fim de 2019. Na ocasião, o Mosteiro Zen Morro da Vargem, de Ibiraçu, onde fica hoje o Buda gigante do Espírito Santo, serviu de residência artística e inspiração para o irlandês.

À época, a estátua ainda não estava inaugurada, mas já estava em processo de construção (o Buda começou a ser feito em 2019 e inaugurado em 2021).

Foto: Reprodução Instagram

“No fim de 2019 visitei o Brasil e no início de 2020 morava numa residência artística num mosteiro Zen budista no meio da Floresta Atlântica no estado do Espírito Santo. Estava completamente sozinho na minha casa de vidro como residência, mas com macacos, pássaros, sapos, cobras e jabutis como companhia, e havia alguns monges morando em uma casa a poucos quilômetros de distância", explicou ele, em entrevista ao portal Lux Woman, de Portugal. 

E continuou: "Não sabia o que iria fazer no mosteiro até lá chegar. Talvez escrever poemas, ou começar um livro, ou talvez compor canções… Assim que cheguei, fiquei impressionado com a beleza e energia do lugar, e de repente estava a escrever uma música do nada, tabula rasa, todos os dias sem exceção. Quando saí do mosteiro, tinha uma coleção de músicas novas, mas ainda não sabia o que faria com estas músicas. Simplesmente continuei as minhas viagens ao Norte do Brasil - pelo Espírito Santo e Bahia até ao interior do Ceará“.
Durante a entrevista à publicação portuguesa, o artista também falou sobre a relação com o Brasil.

"Sempre tive e senti uma forte relação e conexão com Brasil - especialmente com o interior. Quando fui para o mosteiro, foi a quarta vez que estava de visita ao país. A minha ideia de alegria, paz, aventura e magia sempre foi estar com rios e florestas enormes - onde vivem muitos e diversos animais. E, apesar da destruição contínua das florestas do mundo, o Brasil ainda tem extraordinários rios e florestas, e imensa diversidade de vida. Também, a literatura de modernismo do Brasil ajuda-me o espírito e a abrir a minha imaginação", termina.



Fonte: Coluna Pedro Permuy


Postagem Anterior Próxima Postagem