Campeonato Capixaba 2022: Nova Venécia é o time mais disciplinado em ranking de cartões. Veja lista

Foto: Wagner Chaló

A primeira fase do Campeonato Capixaba 2022 foi acirrada e chamou a atenção no aspecto disciplinar. Com apenas uma rodada sem expulsões, o número de jogadores punidos com cartão na atual temporada sofreu um aumento de 18,22% em relação ao ano anterior.

Foram 283 cartões amarelos e 22 cartões vermelhos em 45 jogos, com uma média de seis por jogo (6,77). Para efeito de comparação, no mesmo período no torneio de 2021, os clubes receberam 240 cartões amarelos e 18 vermelhos (média de 5,73 por jogo). O equilíbrio da atual edição explica esses números.

Vale destacar que, para a fase mata-mata do Campeonato Capixaba 2022, a contagem de cartões amarelos foi zerada. O Estrela do Norte aparece como o único clube que conta com jogador cumprindo suspensão (Luan Batoré, expulso no empate em 1 a 1 com o Real Noroeste).

Time mais indisciplinado

Vilavelhense x CTE/Colatina pelo Campeonato Capixaba 2022 — Foto: Henrique Montovanelli/FES

O Vilavelhense é o time com mais cartões recebidos na Série A do Estadual. Até agora, com 45 cartões, sendo 40 amarelos e cinco vermelhos, o Vila lidera o quesito nas duas punições.

Os cartões recebidos pela equipe comandada por Fellipi Marques (três cartões), foram bem divididos entre os atletas. Ao todo, 17 jogadores foram punidos pelo menos uma vez. Gustavo Cristo lidera a estatística no elenco. São cinco cartões amarelos e um vermelho recebido pelo jogador em seis jogos disputados.

A Desportiva Ferroviária, com 37 cartões (35 amarelos e dois vermelhos), vem logo em seguida – o levantamento leva em consideração as punições de treinadores e comissão técnica.

Time mais disciplinado

Max Miller em Serra 2x2 Nova Venécia, 1ª rodada Campeonato Capixaba 2022 — Foto: Samuel Gomes

Os jogadores do líder Nova Venécia foram os menos advertidos no Campeonato Capixaba 2022. Na soma, foram 19 cartões amarelos recebidos.

Sem nenhum profissional expulso, o Leão do Norte tem como os jogadores com mais cartões, o zagueiro Max Miller e o volante Liniker, que cumpriram suspensão por três cartões amarelos, na última rodada, contra o Rio Branco-ES.

O único membro da comissão técnica punido foi o técnico Cássio Barros, que recebeu amarelo contra Desportiva Ferroviária e Estrela do Norte.

Sucessão de cartões aplicados

Rio Branco x Vilavelhense — Foto: Vitor Recla

O recorde de punidos em uma única partida do Campeonato Capixaba 2022 aconteceu em duas oportunidades. A primeira vez que um árbitro aplicou 14 cartões foi no sul do estado, no empate em 1 a 1 entre Rio Branco VN e Estrela do Norte, pela terceira rodada. Cinco rodadas depois, o cenário se repetiu na vitória do Rio Branco-ES por 2 a 1 sobre o Vilavelhense.

No Olimpio Perim, Rio Branco VN e Estrela do Norte fizeram jogo duro com chuva, disputas acirradas, gol de artilheiro, erros de arbitragem, invasão de campo e expulsão do técnico Fabiano Rossato. O empate em casa foi um dos ingredientes que implicaram o rebaixamento do Rio Branco VN, ironizado pelo Gigante do Sumaré nas redes sociais em março.

O Rio Branco-ES tinha acabado de vencer a primeira no estadual. Com esperança de brigar na parte de cima da tabela na última rodada, o Alvinegro venceu a segunda com Eleomar Pereira ao derrotar o Vilavelhense, por 2 a 1, em jogo com nove cartões amarelos e duas expulsões para o time canela-verde. A vitória garantiu o Capa-Preta nas quartas de final do Campeonato Capixaba 2022.

Rodada acirrada


André Zoro marcou o gol de empate do Serra — Foto: Wagner Chaló

Somente na terceira rodada do Campeonato Capixaba deste ano foram aplicados 42 cartões amarelos e cinco cartões vermelhos. Quatro dos cinco jogos contaram com pelo menos uma expulsão.

A rodada teve como atração o clássico Serra x Desportiva Ferroviária, o embate do sul do estado entre Rio Branco VN e Estrela do Norte, além da reedição da final da Série B Capixaba 2021 decidida por CTE/Colatina e Nova Venécia.

Por outro lado, enquanto o Estrela liderou as estatísticas com oito cartões amarelos recebidos, o Nova Venécia foi a equipe que recebeu menos advertências, com um amarelo.

Ranking de cartões recebidos

Vilavelhense - 45 cartões (40 amarelos e 5 vermelhos)
Desportiva Ferroviária - 37 cartões (35 amarelos e 2 vermelhos)
Real Noroeste - 34 cartões (30 amarelos e 4 vermelhos)
Rio Branco VN - 34 cartões (32 amarelos e 2 vermelhos)
CTE/Colatina - 31 cartões (28 amarelos e 3 vermelhos)
Vitória-ES - 28 cartões (26 amarelos e 2 vermelhos)
Estrela do Norte - 26 cartões (25 amarelos e 1 vermelho)
Serra - 26 cartões (25 amarelos e 1 vermelho)
Rio Branco-ES - 25 cartões (23 amarelos e 2 vermelhos)
Nova Venécia - 19 cartões (19 amarelos)

Da Redação com ge


Postagem Anterior Próxima Postagem