EDP patrocinará restauro da Igreja Nossa Senhora da Ajuda no ES


Com patrocínio da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, a igreja Nossa Senhora da Ajuda, construção do século XVIII tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), localizada no distrito de Araçatiba, em Viana, será totalmente reformada. O anúncio da obra foi feito nesta segunda-feira (21), em cerimônia realizada no monumento com a presença do governador Renato Casagrande; do Diretor de Distribuição da EDP no Espírito Santo, Fernando Saliba; do Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos; do Prefeito de Viana, Wanderson Bueno; e da Presidente do Instituto Modus Vivendi, Erika Kunkel.

O restauro da Igreja de Araçatiba faz parte do projeto de desenvolvimento turístico do mais completo e importante roteiro jesuítico do Brasil, com 137 quilômetros. Ele vai do Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta, no Sul do estado, passa por Araçatiba, em Viana, e pelo Palácio Anchieta, em Vitória, e termina na Igreja dos Reis Magos, na Serra.

Além da EDP, a obra receberá investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa integra as ações do programa Resgatando a História, do BNDES, do qual a EDP é parceira fundadora.

“Para a EDP, é motivo de orgulho poder proporcionar ao povo capixaba a recuperação da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, patrimônio cultural do Espírito Santo e do país. Trata-se de um projeto que, além de preservar a nossa história, representa um investimento no potencial turístico do estado”, afirmou Fernando Saliba.

“Araçatiba tem uma história cultural riquíssima. Uma vez eu vim caminhando de Viana até aqui. São 13 quilômetros caminhando. Essa região é conhecida pela riqueza cultural e a festa é muito famosa. Restaurar a parte física é uma forma de recuperar toda história e incentivar a cultura local. Vamos resgatar toda essa história e tradição desse monumento e reconhecer essa rica cultura desta comunidade”, disse Renato Casagrande.

Segundo Erika Kunkel, presidente do Instituto Modus Vivendi, a iniciativa valoriza a memória e a cultura locais. “Ela resgatará uma relevante época, que marca a presença dos Jesuítas no Espírito Santo, além de contribuir para o desenvolvimento da região. Tenho orgulho de realizar trabalhos como este, que permitem aos capixabas conservar sua identidade, seu conhecimento e sua história”, diz ela.

O projeto, do Instituto Modus Vivendi, propõe restaurar e readequar as instalações civis e de acessibilidade do monumento. Está contemplada a recuperação dos elementos arquitetônicos e ornamentais, bem como a melhoria geral da edificação. Além da restauração, está prevista a criação de um Centro Interpretativo que permitirá ao público conhecer de forma interativa a história do local. Após a obra, a Prefeitura de Viana ficará responsável pela manutenção do espaço, cuidando da limpeza, iluminação pública e serviços de conservação.

EDP e a valorização da cultura

Em 2021, a EDP ingressou na iniciativa Resgatando a História, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo do projeto é restaurar e revitalizar patrimônio material, imaterial e de acervos memoriais de todo o País.

Além da Igreja Nossa da Ajuda, a EDP patrocina o restauro do Teatro Carlos Gomes, em Vitória, com investimento de R$ 10 milhões. A Companhia foi também a principal patrocinadora da reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, reinaugurado em julho do ano passado, e a primeira empresa a assumir o patrocínio-máster da recuperação do Museu do Ipiranga, cuja reabertura está prevista para setembro deste ano.

Sobre a EDP no Brasil

Presente há mais de 20 anos no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 16 anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da EDP 





Postagem Anterior Próxima Postagem