Empresário é condenado a 21 anos de prisão por mandar matar esposa no ES

Sergio Magalhães Gaudio foi condenado a 21 anos de prisão por mandar matar a esposa em 2001 — Foto: Carlos Alberto Silva/Rede Gazeta

O empresário Sergio Magalhães Gaudio, de 77 anos, acusado de mandar matar a própria esposa, a esteticista Vanusa de Barros, foi condenado a 21 anos de prisão. A sentença do caso foi proferida nesta sexta-feira (18), 20 anos depois do crime, ocorrido em outubro de 2001.

Aos 28 anos, Vanusa foi assassinada com dois tiros, que acertaram sua cabeça e seu ombro. O homicídio aconteceu em Jardim Camburi, em Vitória, no momento em que a vítima deixava a clínica de estética na qual trabalhava. Ela foi abordada por um pistoleiro contratado para executá-la.

De acordo com a acusação do Ministério Público do Espírito Santo, Gaudio planejou o crime depois de descobrir uma traição. Além disso, havia também o interesse em receber um seguro de vida da companheira, que ele mesmo fez pouco antes do crime e do qual era o único beneficiário.

A denúncia do MPES foi oferecida à Justiça em 2007. De lá para cá, recursos foram interpostos, atrasando o julgamento.

Vanusa de Barros e sua mãe — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Nesta sexta-feira, no Fórum Criminal de Vitória, a juíza Lívia Regina Bissoli Lage proferiu a sentença após o Tribunal do Júri decidir que Gaudio é o mandante da morte de Vanusa. Inicialmente, o empresário cumprirá pena em regime fechado pelo crime de homicídio duplamente qualificado.

No texto, a juíza pontua que o marido planejou e premeditou a morte da esposa em detalhes. Ela também destacou o ciúmes do condenado.

"Era extremamente ciumento, a ponto de colocar aparelhos de escuta telefônica no telefone da vítima e contratar detetives para investigar seus passos, o que aterrorizava a vítima, vindo a praticar o crime com extrema frieza", disse a juíza na sentença.

Sergio Magalhães Gaudio saiu do Fórum Criminal preso dentro de uma viatura da Polícia Militar. O advogado Jorge Benedito de Britto, que faz parte da defesa do empresário, informou por telefone que recorreu, já no Plenário, da decisão. Na avaliação dele, a sentença "foi contrária ao que estava nos autos". Ele também disse que a defesa vai interpor um habeas corpus contra o decreto de prisão.

Mãe de Vanusa emocionou-se ao final do julgamento, no Fórum Criminal de Vitória — Foto: Carlos Alberto Silva/Rede Gazeta

Já a mãe de Vanusa, que acompanhou o julgamento, se emocionou. Nas escadas do Fórum, ela abraçou uma sobrinha e chorou. "Obrigada, meu Deus", disse.

O advogado Tiago Figueira, que atuou na assistência de acusação declarou que "a justiça foi feita".

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem