Gastou muito no carnaval? Veja 5 dicas para organizar sua vida financeira



Tem um velho ditado que diz que no Brasil, o ano "só começa depois do Carnaval". O pós-folia, no entanto, pode ser um baque na vida financeira de muitos, já que o período favorece os gastos supérfluos.

Uma fantasia aqui, uma festa ali, e de uma hora para outra a empolgação com o carnaval pode acabar fazendo com que os gastos saiam do controle. O resultado da brincadeira, todos já sabem: endividamento.

Segundo o educador e consultor financeiro Leonardo Rodrigues, se você tiver o controle dos seus gastos o ano inteiro, o carnaval será só mais um período de festa e diversão.

Por outro lado, se você não tem o hábito de fazer as contas, é um ótimo momento para começar a se organizar e não perder o controle o resto do ano. 

"É muito importante que as pessoas olhem mais o que fazem com o seu dinheiro. Cada um tem a sua rotina, seus hábitos e suas despesas, mas gastar mais do que recebe não é legal. Esse descontrole pode fazer com que as pessoas fiquem reféns do cheque especial, empréstimos consignados e outras soluções que só darão mais dor de cabeça para quem não controla a vida financeira", disse.

Para ajudar aqueles que gastaram e não sabem o que fazer para organizar a vida financeira, Leonardo deu algumas dicas de como manter o controle de seus gastos. Confira:

Dicas de como organizar seus gastos

Anote os gastos

É importante saber todas as despesas que você fez nesse período de carnaval e somar com as despesas que você já tem. Pegue um caderno ou faça uma planilha simples e anote todos os gastos e a sua receita. Faça uma conta simples de subtrair da receita menos as despesas. Se essa conta der negativo, sinal vermelho para você! É hora de rever o que será gasto nos demais meses do ano e ter esse controle o ano inteiro.

Tenha um objetivo

Qual o seu objetivo? Ter as contas em dia, comprar algo de valor, fazer uma viagem?

Quando você foca no objetivo que quer realizar, você tem um pouco mais de facilidade para controlar seus gastos. A tendência é evitar os gastos que estão fora dos seus planos.

Reavalie o uso do cartão de crédito

Ter um cartão de crédito não é sinônimo de dinheiro na mão, muito pelo contrário: os juros serão imensos se você não conseguir pagar a fatura total do seu cartão. Então, olhe suas anotações e veja como estão as despesas do cartão de crédito. Se perceber que já saiu do controle, guarde seu cartão em um lugar bem escondido e negocie sua dívida. Não deixe que ela tome conta da sua vida.

Compre somente o necessário

Se aquelas despesas do carnaval já vão consumir a sua receita, nos próximos meses compre somente o essencial e foque nas despesas essenciais: água, luz e celular.

Antes de ir ao supermercado, faça uma lista de compras. Isso também evita aquelas guloseimas a mais no carrinho.

Poupe dinheiro

Sobrou dinheiro? Muito ou pouco, que tal começar a fazer aquela reserva para evitar o perrengue no carnaval do ano que vem? Nada melhor do que se planejar!

Mesmo em emergências como perda de emprego ou outros gastos inesperados, uma boa reserva pode te salvar e evitar que você caia no buraco das dívidas.

Fonte: Folha Vitória



Postagem Anterior Próxima Postagem