Mais 140 internos do ES iniciam cursos profissionalizantes em unidades prisionais


A Secetaria da Justiça (Sejus) deu início, nesta semana, a sete turmas em cursos profissionalizantes em cinco unidades prisionais, gerando 140 oportunidades de qualificação. Dessas, 100 internos serão qualificados pelo Programa Qualificar ES, em parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), 20 vagas são ofertadas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e 20 por uma empresa parceira. 

No Centro de Detenção Provisória da Serra, são 20 vagas no curso de almoxarife, com duração de 120 horas. Já no Centro Prisional Feminino de Cariacica e na Penitenciária de Segurança Média 2, em Viana, são realizadas turmas do curso de auxiliar de rotinas administrativas, também com 120 horas de sala de aula.

Além do Qualificar ES, a Sejus e a Sectides estão profissionalizando 20 internos da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo, também em Viana, por meio do Pronatec. A formação de pedreiro em alvenaria tem 200 horas e está conectada à demanda do mercado, preparando os apenados para atuação imediata no mercado de trabalho.

“A Sectides é uma grande parceria para a qualificação profissional em territórios de vulnerabilidade social. Nessas ações, traz para o sistema essas formações, contribuindo com a prevenção e a redução da criminalidade. Estamos muito contentes por abrir mais de 100 vagas nessa parceria, gerando conhecimento, oportunidades e esperança dentro das unidades prisionais” destacou a subsecretária de Estado de Ressocialização da Sejus, Karina Bayerl.  

Na Penitenciária Semiaberta de Vila Velha, 20 internos iniciaram a formação de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com duração total de 200 horas. A capacitação é ofertada por uma empresa parceria.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem