Máscaras deixam de ser obrigatórias em locais abertos em todas as cidades do ES



A partir desta segunda-feira (21), o uso de máscaras não será mais exigido em lugares abertos em todas as cidades do Espírito Santo. A exigência do uso das máscaras continuará para locais fechados em alguns municípios.

Segundo o governo estadual, a medida está sendo tomada devido ao baixo índice de transmissão, de casos e de mortes provocadas pela Covid-19 no estado.

A medida vale para as cidades classificadas em riscos baixo e muito baixo no mapa de risco da Covid-19. Nesta semana, os 78 municípios do estado estão nessas classificações.

Apesar da flexibilização, as pessoas com sintomas gripais devem continuar usando máscara em todos os ambientes, segundo o governo, além de fazer o teste para detecção da Covid-19.

Baixo risco

A classificação das cidades é feita conforme o mapa de risco, atualizado semanalmente pelo governo estadual.

Moradores de cidades com risco moderado, alto ou extremo para a Covid-19 deverão continuar usando máscaras em todos os ambientes, mas não há municípios nessas classificações atualmente.

Volta do risco muito baixo

A classificação de risco muito baixo para a Covid-19, que havia sido excluída da matriz de risco do Espírito Santo durante o período de aumento dos casos, voltou a fazer parte dela na última semana.

Segundo essa classificação, as cidades do estado são divididas em 10 microrregiões. Para alcançar o risco muito baixo é preciso atingir os seguintes percentuais de vacinação:
  • 80% da população adulta com a primeira e a segunda doses ou dose única
  • 90% da população de 12 a 17 anos com a primeira dose
  • 90% da população idosa com a dose de reforço

Nas microrregiões classificadas em risco muito baixo, o uso da máscara não é exigido em lugar algum, é apenas recomendado, sendo obrigatório apenas para pessoas que testaram positivo para a Covid-19. Também não haverá mais a exigência da apresentação do passaporte vacinal.


Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO MUITO BAIXO: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.

RISCO BAIXO: Alfredo Chaves, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.


Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem