Mineira é finalista de torneio mundial ao criar garrafa que purifica água


Tecnologia venceu 443 equipes de todo o país e cruzou fronteiras para disputar a finalíssima com outras ideias de alunos de 44 países.

Estudante da UFOP teve a ideia de criar água potável usando filtro carregado pela luz solar — Foto: Donatello Ferraz/Red Bull Content Pool/Divulgação

Uma ideia inovadora colocou uma estudante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) na finalíssima de uma competição mundial que avalia projetos construídos por alunos em 44 países. O concurso termina neste domingo (27), em Istambul, na Turquia. E pode ter uma vencedora que saiu de uma universidade em Minas Gerais.

A invenção da estudante é mesmo uma revolução ambiental, com capacidade de transformar duras realidades. Trata-se da possibilidade de produzir água potável com apenas uma garrafa, que cabe na palma da mão. Tudo isso com energia não poluente.

Além desse projeto, o concurso contou com outras 443 equipes no Brasil. Mas a aluna da UFOP venceu a etapa nacional com uma tecnologia que produz água esterilizada por meio da radiação, com filtro carregado a partir da luz solar.

Até chegar à Istambul, a ideia foi avaliada por algumas referências em tecnologia ainda em solo tupiniquim. Figurou entre os 10 melhores classificados e acabou escolhido. Um dos jurados viu o potencial de transformação social ao pontuar que, segundo ele, há 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável no Brasil.

Antes do anúncio final, a estudante aproveitou uma imersão com eventos e palestras que contam com a participação de mentores, líderes, empresários e visionários de diferentes nacionalidades.

O vencedor global recebe um pacote personalizado de recursos para colocar a ideia em prática.

Fonte: G1 MG


Postagem Anterior Próxima Postagem