Morre ucraniana mãe de 12 que se juntou à resistência

Olga Semidyanova (Foto: Facebook)

As autoridades ucranianas confirmaram a morte da médica Olga Semidyanova durante confronto com o exército russo. Aos 48 anos e com 12 filhos, ela se uniu à resistência ucraniana oferecendo suporte médico aos soldados em campo de batalha.

Segundo o jornal britânico The Sun, Semidyanova morreu vítima de um tiro no estômago durante um confronto nas proximidades da cidade de Donetsk, ao sul do país. Ela teria pego em armas após a morte da maior parte dos soldados de sua unidade.SAIBA MAIS

Os contornos dramáticos da vida e da morte de Semidyanova são característicos de personagem reais que acabam transformados em protagonistas de filmes de guerra.

Uma das filhas de Semidyanova, Julia, disse ao The Sun que o corpo da mãe ainda não havia sido retirado do local no qual ela morreu em decorrência da continuidade dos confrontos na região.

“Ela salvou soldados até o fim”, disse Julia sobre os últimos instantes da mãe. “Temos fotos do local de sua morte, mas por causa dos confrontos intensos ainda não será possível enterrá-la”.

Dos 12 filhos de Semidyanova, seis são biológicos e seis são adotados. Ela prestava serviços médicos ao exército ucraniano desde 2014. Ela e a família moravam na cidade de Marhanets, localizada a cerca de 240 km do local no qual ela acabou morrendo.SAIBA MAIS

A morte de Semidyanova foi lamentada pelo ministro do interior da Ucrânia, Anton Gerashchenko: “Ela foi assassinada em um confronto com os bandidos russos. Mesmo quando ela viu que seu regimento não sobreviveria, ela protegeu seu país até o fim. É uma heroína nacional. É uma heroína para mim”.

Compatriotas ucranianos também lamentaram a morte de Semidyanova nas redes sociais. “Uma verdadeira heroína”, escreveu uma pessoa. “Heroína ucraniana e defensora da Europa”, afirmou outra. “Lutou até o fim pelo seu país. Descanse em paz, heroína”, disse mais alguém. 

Impossível saber a história da ucraniana e não lembrar do filme 'Até o Último Homem', inspirado na história real do médico do exército Desmond T. Doss (Andrew Garfield), que acabou condecorado pelo Congresso norte-americano após salvar 75 soldados durante a batalha de Okinawa, na Segunda Guerra. Infelizmente, Semidyanova pereceu no front e não teve o mesmo final feliz de Doss, que morreu somente em 2006, por causas naturais, aos 87 anos. 

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem