Nova Venécia comemora um ano de fundação e busca se consolidar como a grande força do futebol capixaba



Samuel Gomes

Campeão de todos os títulos estaduais disputados e líder isolado do Campeonato Capixaba 2022, o Nova Venécia completa um ano de fundação, nesta terça-feira. Clube mais novo do Espírito Santo, o Leão do Norte deixa esperança ao torcedor, que em um ano viveu muitas glórias e histórias de amor à camisa verde e amarela.

O Nova Venécia foi fundado no dia 22 de março de 2021 e disputa a primeira divisão do Campeonato Capixaba. O projeto surgiu para ser o “time do povo”, com as cores verde (natureza e saúde), amarelo (positividade e otimismo) e branca (humildade) e é motivo de orgulho para a cidade de 50 mil habitantes.

O time veneciano que atua no estádio municipal Zenor Pedrosa Rocha, no interior do Espírito Santo, já representa o futebol capixaba nas competições nacionais - Série D do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil -, além de disputar a Copa Verde nesta temporada.

Em 2021, o Nova Venécia conquistou a Série B do Campeonato Capixaba e a Copa Espírito Santo. O Leão do Norte, agora, busca seu primeiro título da elite capixaba para conquistar todos os troféus possíveis no cenário estadual.

Primeiro Título

Nova Venécia, campeão da Série B do Campeonato Capixaba 2021 — Foto: Thiago Félix

O objetivo já estava concretizado: o acesso à Série A do Estadual. O Nova Venécia foi além e conquistou o título da Série B Capixaba 2021 em sua primeira participação em um torneio oficial. Contando com nomes conhecidos no Espírito Santo como Carlos Vitor, Harrison e Matheus Bidick, o Leão do Norte venceu o CTE/Colatina, por 7 a 6 nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal.

Desde 2004, um clube veneciano não conquistava o acesso a elite capixaba. O início avassalador do Nova Venécia contou com nove vitórias e um empate em 11 jogos, sendo 29 gols marcados e 10 gols sofridos.

Na campanha o time veneciano protagonizou a maior goleada de sua história: a vitória por 6 a 0 sobre o Sport-ES, na sexta rodada. Por outro lado, o time também perdeu pela primeira e única vez em cenário estadual: 3 a 0 para o Forte Rio Bananal, pela sétima rodada, também no Zenor Pedrosa.

Primeira grande contratação

Joãozinho reforça o Nova Venécia na Copa Espirito Santo 2021 — Foto: Samuel Gomes

De olho no título da Copa Espírito Santo 2021, o Nova Venécia já havia contratado o centroavante Rafael Castro para ser opção de Gabriel Beck. Sem medir esforços, o Leão do Norte foi atrás do atacante Joãozinho, segundo maior artilheiro do Brasil na temporada até então (25 gols).

O jogador chegava vindo do Nacional de Muriaé, onde marcou 10 gols em 16 jogos, terminando na terceira colocação do quadrangular final do Campeonato Mineiro Módulo II. Apesar das boas atuações, Joãozinho não conseguiu manter a elevada média de gols por jogo e se despediu do Nova Venécia campeão da Copa Espírito Santo, com um gol em sete jogos.

Vaga para as competições nacionais

Nova Venécia, campeão da Copa Espírito Santo 2021 — Foto: Thiago Félix

Já garantido na primeira divisão em 2022, o Nova Venécia chegou para a disputa da Copa Espírito Santo 2021 para fazer frente às equipes tradicionais da elite capixaba. Valendo vaga para Série D do Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Verde do ano seguinte, o Leão do Norte levantou o troféu de forma invicta.

Na grande final, com apenas oito meses de fundação, o time veneciano marcou o seu lugar na história do futebol capixaba. O time comandado pelo técnico Cássio Barros derrotou o Aster na decisão por pênaltis, por 6 a 5, após um empate de 1 a 1 no tempo normal, e soltou mais uma vez o grito de campeão.

Estreia na elite capixaba

Patrick, do Nova Venécia — Foto: Samuel Gomes

Embora esteja invicto e líder absoluto do Campeonato Capixaba 2022, o início do Nova Venécia não foi fácil. A equipe teve que correr atrás do empate nos dois primeiros jogos, mas pode comemorar o 50º gol da história do clube logo na estreia.

Acionado no intervalo, quando o Serra vencia por 2 a 0, o recém-contratado Patrick iniciou a reação do time do técnico Cássio Barros, com apenas dois minutos em campo. O destino foi tão feliz que, hoje, o atacante é o artilheiro do Leão do Norte na temporada com seis gols em 10 jogos.

Primeira competição nacional

Nova Venécia x Ferroviário, pela Copa do Brasil 2022 — Foto: Lenilson Santos

O Nova Venécia entrou na disputa da Copa do Brasil com o intuito de surpreender e fazer história dentro de casa. Classificado para o torneio após conquistar o título da Copa Espírito Santo do ano passado, o Leão do Norte encarou o Ferroviário na primeira fase da competição nacional.

Após sair atrás no placar, o Nova Venécia voltou melhor e dominou o segundo tempo até chegar a virada, em cobrança de pênalti. Com gols de Patrick e Carlos Vitor, a equipe avançou de fase para encarar o Atlético-GO. Em jogo chuvoso, diante do Dragão, o Nova Venécia não conseguiu repetir a performance da fase anterior a perdeu, por 2 a 1.

Força do Zenor Pedrosa

Torcida do Nova Venécia se destacou na Copa ES 2021 — Foto: Samuel Gomes

O apelido Zenorzão adotado pela torcida do Nova Venécia faz sentido. O time mantém uma ótima história na casa do Leão e aposta nessa energia para seguir com o bom retrospecto. Com apenas uma derrota em 14 jogos como mandante, o estádio Zenor Pedrosa é um verdadeiro amuleto do Nova Venécia.

Apresentando uma campanha impecável na Série A do Estadual, no estádio em que manda os jogos, o Leão do Norte marcou incríveis 30 gols e sofreu apenas sete.

Na atual temporada, o clube veneciano chegou ao recorde de seis vitórias seguidas, ao superar o Ferroviário, no Zenor Pedrosa, pela Copa do Brasil.

Time mais vezes enfrentado

Nova Venécia vence CTE/Colatina pelo Capixaba 2022 — Foto: Samuel Gomes

O Nova Venécia disputou até aqui a Série B Capixaba 2021, a Copa Espírito Santo 2021, o Campeonato Capixaba 2022 e a Copa do Brasil 2022. Nas três primeiras competições, o time veneciano encarou o CTE/Colatina quatro vezes, contando a decisão da Segundona.

Apesar disso, os times do noroeste do Espírito Santo vivem momentos completamente opostos. Enquanto o Nova Venécia está invicto na Série A do Estadual e disputa as competições nacionais, o time da Princesa do Norte, já rebaixado, é o lanterna da competição estadual com oito derrotas em oito jogos.

O histórico do confronto comprova essa disparidade. São três vitórias do Nova Venécia e um empate. A maior goleada aconteceu no único confronto entre as duas equipes em 2022: 4 a 1, no Justiniano de Mello e Silva, em Colatina.

Um único técnico

Cássio Barros, técnico do Nova Venécia FC — Foto: David Régis

À frente de todos os feitos do time capixaba está o técnico Cássio Barros. Único técnico a comandar o Nova Venécia, o treinador acumula 31 jogos no clube e dois títulos.

Cássio Barros é conhecido por nunca ter perdido um jogo dentro do estado do Espírito Santo. A única derrota do técnico pelo Nova Venécia foi a eliminação para o Atlético-GO, por 2 a 1, pela segunda fase da Copa do Brasil 2022.

Os primeiros ídolos

Nova Venecia derrota Serra pela Copa ES — Foto: Thiago Félix

O clube é jovem, mas já possui jogadores com muita identificação com a torcida. Muitos atletas passaram pelo Nova Venécia, mas alguns são figurinhas carimbadas desde o início do projeto e ajudaram a transformar o Leão do Norte em uma potência do futebol capixaba.

Homem de referencia no ataque, o camisa 9 Gabriel Beck é o primeiro grande artilheiro da história do Nova Venécia. São 14 gols marcados em 30 jogos. O centroavante formou um forte trio, ao lado de Matheus Bidick e Joãozinho durante a disputa da Copa Espírito Santo 2021. Na vitória por 3 a 0 sobre o Vitória-ES, pela 5ª rodada do campenato estadual, o jogador fez o único hat-trick do clube veneciano na temporada.

No meio de campo, Carlos Vitor se destaca pela precisão nas penalidades. O camisa 10 não perdeu nenhum dos seis pênaltis cobrados pelo Nova Venécia. Com a a camisa do Leão do Norte, o jogador foi decisivo ao classificar a equipe diante do Ferroviário, pela Copa do Brasil.

Harrison é um pegador de pênalti nato. Embaixo das traves, o goleiro foi vital na conquista da Série B Capixaba e da Copa ES, ambas vencidas nas penalidades em 2021. Após 30 jogos, Harrison acumula 14 jogos sem sofrer gols e 19 gols sofridos.

Incansável, o lateral direito Jairo foi titular em todos os 33 jogos da história do Nova Venécia e também entra no quadro de grandes nomes do clube veneciano. Ele inclusive foi o jogador com mais jogos no ano por um único clube em 2021. O lateral direito Jairo atuou em 2009 minutos em um total de 23 confrontos estaduais.

Fonte: ge


Postagem Anterior Próxima Postagem