Órgão gigante aparece em praia de SP e intriga moradores e especialistas

Objeto não identificado foi flagrado em praia de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo — Foto: Luiz Fortes

Um objeto ainda não identificado foi flagrado na praia do Balneário Adriana, em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, e intrigou moradores e especialistas. As imagens obtidas pelo g1 nesta segunda-feira (14) foram registradas pelo advogado aposentado Luiz Roberto de Oliveira Fortes, de 73 anos. Ele contou que o elemento misterioso tinha aproximadamente 2,5 metros.

Segundo o aposentado, muitas pessoas que passavam pelo local ficaram intrigadas com o objeto, já que afirmavam que nunca haviam visto nada parecido. Em um primeiro momento, o aposentado imaginou se tratar de um pulmão de um animal marinho. "Quem sabe uma baleia, um tubarão muito grande. Vi e fiquei indagando o que poderia ser. Encosta muita coisa na Ilha Comprida".

Fortes, que está acostumado a encontrar animais inteiros como golfinho e tartaruga, ao retornar ao local no dia seguinte, não encontrou mais o objeto. "Não encontrei mais nenhuma marca da presença do órgão do animal".

"Ele tinha a cor de pulmão. Pensei em um primeiro momento que fosse fígado, mas era comprido para ser. Costumo achar animais inteiros, mas esse não. Era uma parte e não era externa do animal, uma parte interna de um bicho que foi aberto, provavelmente para aproveitamento da carne", afirma.

Provável órgão

O biólogo Paulo Santos, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), afirma que pelas imagens o material aparenta ser o órgão interno de algum animal, mas que é difícil identificar de qual seria. "De longe lembra um fígado de tubarão, mas é pouco provável, pois ele se degrada muito rápido".

"Uma outra possibilidade seria um pulmão de algum cetáceo, mas por foto é só especulação, seria necessário ver de perto ou ter mais informações", disse.

Já o biólogo Eric Comin acredita que a aparência do material lembra um fígado por causa do formato da dobra mais achatada. "Da anatomia dos fígados de baleia, eu achei bem diferente e pelo tamanho pode ser de algum peixe, um tubarão-baleia".

"Não dá para afirmar com toda certeza, mas aparenta ser um fígado. Eu puxaria mais para algum tipo de tubarão ou intestino de algum cetáceo", conta Comin.

Para ele, há grande possibilidade de realmente ser um fígado, pelo fato de ser um órgão com grande quantidade de gordura e que por isso flutua com o mar. "Se fosse alguma coisa de baleia com certeza algum bicho teria comido porque a questão do óleo da baleia chama muito atenção. Pode ser que algum barco de pesca tenha limpado um tubarão grande e nessa tenham jogado o fígado na água e ele foi para próximo da praia".

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Ilha Comprida e com o Instituto de Pesquisas de Cananeia (Ipec), mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Segundo apurado pelo g1 nesta segunda-feira (14), não há informações sobre o destino do objeto. De acordo com biólogos, é essencial que a população acione órgãos especializados para fazer o recolhimento desse tipo de achado já que eles podem contribuir para o estudo de espécies e, também, para identificar do que realmente se trata.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem