Parque Estadual Monte Alegre é eleito único patrimônio cultural imaterial brasileiro do planeta

Pinturas rupestres de mais de 12 mil anos registram a passagem dos primeiros seres humanos pela Amazônia — Foto: Ascom/IDEFLOR BIO

O parque Estadual Monte Alegre (Pema), que fica no Oeste do Pará, foi considerado o único patrimônio imaterial brasileiro entre os 25 selecionados pelo programa internacional "World Monuments Watch" que pertence a organização sem fins lucrativos World Monuments Fund (WMF). O resultado foi divulgado na terça-feira (01).

O sítio arqueológico mais antigo da Amazônia sul-americana fica dentro do Pema. As pinturas rupestres encontradas no local têm aproximadamente 12 mil anos. Além disso, o parque também abriga espécies de animais ameaçados de extinção como a ave Cacaué, a Aratinga maculata.

O Pema concorreu com 227 outras candidaturas de patrimônios culturais imateriais do mundo todo. Uma nova lista é divulgada há cada dois anos e este ano o parque ficou entre os selecionados. Um dos critérios é pontuar patrimônios que se encontram em risco devido a ameaças naturais e humanas.

Todos os selecionados passam então a ter vigilância permanente, para que o local possa ser conservado e protegido.

Além de todo reconhecimento, a nomeação é importante para os pesquisadores que atuam na região, já que vão poder angariar recursos para as pesquisas, além de intensificar trabalhos juntos a comunidades que vivem ao redor do parque. Situação também que ajuda a fomentar o turismo que já existe.

Riquezas naturais e históricas

O Parque Estadual Monte Alegre é composto por grutas e orifícios, além de outras formações rochosas.

Com aproximadamente 3,7 mil hectares, o Pema se estende entre riquezas naturais, culturais e históricas, como 15 sítios arqueológicos, rios, florestas, montanhas e cavernas.

Pema ficou entre os 25 patrimônios selecionados pelo"World Monuments Watch" — Foto: Ascom/IDEFLOR-BIO

As pinturas rupestres encontradas no local registram os primeiros resquícios da passagem dos seres humanos pela Amazônia, com mais de 12 mil anos. Peças de cerâmica, como pratos e jarros, também foram encontrados em escavações no local.

Os dois sítios arqueológicos mais importantes, Serra da Lua e a Pedra do Mirante, estão no circuito do Complexo de Musealização. O mais conhecido é o Sitio da Lua com pinturas que se estendem por cerca de 200 metros em um paredão na Serra do Ererê.

As pinturas foram feitas em tons de amarelo e vermelho, e representam animais, mãos e formas geométricas.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem