Título de eleitor pode ser feito pela internet. Saiba como tirar!



O número de adolescentes que já podem tirar o título de eleitor ficou abaixo do esperado no Espírito Santo até março deste ano, na avaliação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).

De acordo com a estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 112.461 capixabas com idade entre 16 e 17 anos, aptos, portanto, a fazerem o alistamento eleitoral.

Mas, segundo levantamento do TRE-ES, entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2022, apenas 15.893 pessoas com 16 ou 17 anos tiraram o título de eleitor, número que representa menos de 15% da população com essa idade estimada pelo IBGE.

Pela Constituição, eleitores com menos de 18 anos têm voto facultativo, o que significa que jovens com 16 e 17 até o dia da eleição anos não são obrigados a se alistarem nem votarem, mas podem fazer se quiserem.

O prazo para regularizar o título eleitoral ou para solicitar a primeira via do documento a tempo de votar nas eleições de 2022 se encerra no dia 4 de maio.

Como tirar o título de eleitor?

O processo de alistamento eleitoral pode ser feito nos cartórios eleitorais e também pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo sistema Título Net.

Para tirar a primeira via do título, é preciso digitalizar os seguintes documentos:
  • Documento oficial de identidade com foto (frente e verso)
  • Comprovante de residência recente
  • Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos)
  • Selfie (autorretrato) segurando, ao lado do rosto, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera

Dentro da página de solicitação do Título Net, o requerente deve selecionar a opção "NÃO TENHO", em caso de emissão da primeira via.

Da Redação com G1



Postagem Anterior Próxima Postagem