VÍDEO: Aviões com brasileiros que estavam na Ucrânia chegam ao Brasil

Brasileiros embarcam para o Brasil em Varsóvia, na Polônia - REPRODUÇÃO

Os dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que foram enviados para resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia chegaram, na manhã desta quinta-feira (10), no Brasil. As aeronaves fizeram uma escala em Recife e, de lá, seguirão para Brasília, onde vão participar de uma cerimônia com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

No total, estão sendo transportados 42 brasileiros, 20 ucranianos, 5 argentinos e 1 colombiano, além de 14 crianças que não tiveram a nacionalidade divulgada. Também foram trazidos oito cachorros e dois gatos.


Foram utilizadas uma aeronave de modelo KC-390 e outra Legacy. Os aviões pousaram na Base Aérea de Recife por volta de 6h40 da manhã. A previsão era que fosse feita uma escala de cerca de três horas. O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, acompanha o grupo.

Um cerimônia para recepcionar os repatriados está programa para ocorrer na Base Aérea de Brasília às 12h, com a presença de Bolsonaro.

Cerca de 500 brasileiros viviam na Ucrânia, mas, desde que tropas russas invadiram o país, muitos estão deixando aquele território e se dirigindo para Varsóvia, na Polônia.

De acordo com a FAB, aviões do mesmo modelo foram usados para transportar doações para vítimas da explosão em Beirute, no Líbano, em 2020, e para prestar apoio às vítimas do terremoto no Haiti, em 2021.

A bordo da aeronave, o governo brasileiro ainda enviou 11,6 toneladas de doação humanitária para a população ucraniana.

Fonte: iG


Postagem Anterior Próxima Postagem