VÍDEO: Terremoto de magnitude 7,3 atinge o Japão

Produtos de mercado caem de prateleira de loja de conveniência em Sendai, Miyagi, no Japão, após terremoto atingir a região de Fukushima — Foto: STR/Jiji Press/AFP

Um terremoto de magnitude 7,3 foi registrado nesta quarta-feira (16) na costa nordeste do Japão, próximo a Fukushima, onde os tremores foram sentidos. Também houve efeitos em Tóquio e nas cidades de Miyagi, Iwate e Tohoku.

Cerca de dois milhões de lares na região estão sem energia, segundo a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio. A companhia informou também está monitorando as usinas de Fukushima, onde, em 2011, um maremoto provocou um dos maiores acidentes nucleares da história do país.

Tremor ocorreu no mar, a leste da costa japonesa — Foto: g1


Clientes fazem compras em mercado durante apagão de energia no distrito de Koto, em Tóquio, no dia 16 de março de 2022, após um terremoto atingir a região de Fukushima, no Japão — Foto: Philip Fong/AFP

O epicentro aconteceu justamente na costa da cidade, a uma profundidade de 60 quilômetros. Por conta dos tremores, autoridades locais emitiram alerta de tsunami para localidades da região, incluindo Fukushima.

O arquipélago japonês está localizado no chamado Círculo do Fogo do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica que abrange parte do Sudeste Asiático e a bacia do Pacífico, onde as placas tectônicas colidem.

Mapa identifica a região do Círculo de Fogo do Pacífico — Foto: Ciência/G1

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, afirmou que seu governo está recolhendo todas as informações sobre os efeitos dos tremores com autoridades locais. Não há relatos de feridos ou mortos por conta dos tremores até agora.


Fonte: g1


Postagem Anterior Próxima Postagem