Você sabe como proteger seu filho dos perigos da internet?


A Internet é uma ótima ferramenta de aprendizagem, diversão, interação e lazer. É ou não é verdade? Mas, infelizmente esconde inúmeros perigos, o que torna inevitável a nossa preocupação como os nossos filhos e como eles estão inseridos nesse “mundo virtual” todos os dias, cabe a nós pais orientar para que eles tenham uma utilização consciente e segura. Mas como realizar um monitoramento saudável das buscas e pesquisas pela Internet? Como evitar que esses acessos tragam riscos? Hoje vamos conversar um pouco sobre esse isso.

Sabemos que por causa da pandemia nossos filhos ficaram mais tempo em casa e consequentemente o acesso à internet também aumentou muito. Afinal, com o trabalho em home office vários pais têm utilizado os conteúdos digitais para manter os filhos entretidos, confesso que usei muito desses recursos. Diante desse cenário, inevitavelmente surge a pergunta: como proteger nossos filhos dos perigos da internet?

A Terapeuta Familiar e Psicanalista Dra Virgínia Pelles comenta que “o uso excessivo das telas dificulta a concentração, memória e raciocínio das crianças, isso automaticamente irá refletir na criatividade, aprendizagem e consequentemente, na comunicação, na minha opinião o maior desafio dessa geração. Por isso, dosar o tempo conectado e incentivar a criança a brincar, assim como permitir o adolescente um maior convívio social, pode ser um grande aliado em busca dessa qualidade de vida. Outro ponto importante salientar é o cyberbullying (perseguições e até mesmo violência psicológica com uso das ferramentas digitais), assédio, exploração sexual e sexting (prática de enviar conteúdos eróticos por aplicativos e/ou por redes sociais, em forma de texto, de fotos ou de vídeos), pois a internet é uma terra sem lei, onde muitas pessoas usam de todas as formas, onde acontece preconceito, discriminação e muitas coisas que podem prejudicar a saúde mental de um adulto, quem dirá de uma criança.”

É importante acompanhar bem de perto o que os nossos filhos acessam na internet. Esse acompanhamento deve ocorrer de forma diferenciada à medida que eles vão crescendo. Até mesmo para um adolescente, existem alguns perigos no meio virtual que ele ainda não consegue perceber. Não quero parecer “careta” mas esse monitoramento é necessário para os filhos mais crescidinhos também. Digo isso não por não confiar neles, muito pelo contrário, mas para protegê-los de cibercriminosos e os riscos que essa gente maldosa pode causar para a nossa família.

Para ajudar você nessa empreitada, selecionamos algumas dicas para proteger seu filho dos perigos da internet. É extremamente importante ter cuidado com os conteúdos que os nossos filhos estão acessando. Sem acompanhamento, as crianças e adolescentes estão vulneráveis a um bombardeio de conteúdos impróprios e prejudiciais à saúde emocional.

A psicóloga e psicopedagoga Cassi Tardivo diz o seguinte: “quando falamos do uso da internet por crianças e adolescentes precisamos ter em mente que os conteúdos chegam por uma seleção algorítmica que vai manter essa criança e adolescente em cadeias de consumo de conteúdos e narrativas das quais não pode discernir suas fontes e nem contestar ainda com seus princípios e valores. Como suas mentes ainda estão em pleno desenvolvimento vai compreender essas narrativas como verdades e adotar tais posicionamentos de vida e comportamentos como adequados.

Não podemos deixar de falar sobre os perigos de natureza criminal, nesse sentido é importante lembrar que muitos pais que nem permitem os filhos irem à padaria, deixam os mesmos soltos na internet onde há uma circulação de 5 bilhões de usuários. Cabe ressaltar que o Brasil é o 2º país com o maior número de crimes na internet e pornografia infantil que configura o topo da lista dos crimes cometidos aqui.

Cada vez mais o campo da educação, psicologia e saúde avançam nos estudos sobre os impactos do uso da internet no público de crianças e adolescentes e ao falarmos sem medo que é preciso cuidar de fato das crianças e adolescentes com mais rigor no uso da internet nos posicionamos no campo dos corajosos e defensores da infância!

As narrativas que virilizam e atingem em cheio esse público carrega memes de acidentes, que dessensibilizam para a compaixão e preocupação com o próximo, conteúdos que propagam a cultura da morte, carregados de sangue e violência, além de vídeos e modelos que difundem a adultização e sexualização precoce. E como profissionais, todos sabemos que esses conteúdos não vão contribuir para saúde mental nem dessas crianças e adolescentes e muito mesmo da sociedade hoje e no futuro!

Isso ocorre uma vez que a maioria deles não tem maturidade suficiente para analisar, avaliar e criticar os conteúdos. É comum que eles selecionem os conteúdos conforme um prazer ou alegria momentânea ou seguindo alguma “modinha” das redes sociais. Também há casos de menores de idade que acabam sendo persuadidos por adultos desconhecidos na internet.

O mau uso da internet pode causar nas crianças e adolescentes dificuldade para se relacionar com os outros. Pois o excesso de tempo nas redes sociais pode acabar alterando neles o valor das relações humanas. Passar muito tempo em frente às telinhas e ligados na internet, também pode ocasionar:
  • perda de sono
  • agitação
  • dispersão
  • agressividade
  • obesidade
  • ansiedade
  • compulsão

São problemas que podem ser agravados com o excesso ou mau uso da internet. Sendo assim, cabe a nós pais e responsáveis analisar como deve ser feito esse uso da internet. Para isso, primeiro avalie quais são os princípios da sua família. Defina o tempo de acesso e se o conteúdo é condizente com as escolhas de vida da sua família.

Pai, mãe ou responsável, veja bem, a ideia aqui não é proibir o uso dos conteúdos on-line, mas reter o que é bom!

Como realizar um monitoramento saudável das buscas e pesquisas pela Internet?

A internet não só pode, mas ela deve ser usada a favor do crescimento dos filhos! Deve favorecer o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Por isso, listamos alguns dos benefícios que o uso adequado da internet pode proporcionar para essa galerinha.

  • Criar conexões: a internet é uma forma de fazer networking, significa que é possível, estabelecer uma rede de contatos com pessoas de diferentes culturas e segmentos de diversas partes do mundo.
  • Desenvolver habilidades: muitos sites, plataformas e aplicativos educativos podem ser acessados, e que ajudam no desenvolvimento cognitivo dos nossos filhos. Afinal, a internet é recheada de conteúdos riquíssimos de diversas áreas, as puramente educacionais e também ao campo social.
  • Conhecer o mundo: olha que fantástico! Por meio da internet, nossos filhos podem ter a curiosidade despertada para a diversidade cultural. E o melhor, eles podem conhecer o mundo por meio de um clique e através de uma simples tela de computador ou celular.

Agora que você sabe a importância desse tema, saiba como proteger os seus filhos dos perigos da internet!

  • É essencial que se tenha cuidado com o tempo e o horário escolhido para eles acessarem a internet. Isso porque há muitas crianças e adolescentes com problemas de sono por causa do tempo excessivo na telinha.
  • Veja o histórico de acessos do seu filho na internet. Saiba com o que seu filho tem tido contato e avalie se o conteúdo é adequado para ele.
  • Uma estratégia para proteger seu filho dos perigos da internet é ficar antenado quanto às novidades. Geralmente, muitos jogos, aplicativos e sites que viram “modinha” trazem riscos inadequados para eles. Então, se mantenha atualizado e saiba exatamente quais são os conteúdos divulgados nessas novidades que chegam para eles.
  • Outra dica bem legal é participar junto com seu filho das atividades que ele faz na internet. Além de ser uma oportunidade para monitorar os conteúdos, pode ser uma boa oportunidade para você estreitar o relacionamento com o seu filho. Use a tecnologia a seu favor, retenha o que é bom!
  • Converse com o seu filho sobre os perigos da internet, o mais importante é o diálogo. Você vai concordar comigo que nem sempre podemos acompanhar de perto o que eles estão fazendo no computador. Por isso é importante que haja abertura para conversar com ele e deixar claro que o uso inadequado pode causar vários danos à saúde dele. Sempre que possível reforce sobre o cuidado que ele deve ter com respeito a informações pessoais, fotos, postagem de conteúdos ofensivos, etc.
  • Durante o uso da internet, priorize que o acesso do seu filho seja feito em ambientes de convivência familiar. Essa atitude ajuda a limitar a possibilidade de acessos indevidos.

Use a tecnologia a seu favor, retenha o que é bom!

Qualquer pessoa pode estar vulnerável aos cibercrimes e por isso todo cuidado é pouco quando o assunto é Internet. É ou não é verdade? Com a compra de aparelhos eletrônicos facilitada e a internet mais acessível, precisamos ter mais cautela ao utilizar essas ferramentas. Podemos enfrentar casos de ameaça, injúria, roubo de dados ou outros crimes cometidos via internet e muitas situações podem ser evitadas com o uso de medidas preventivas.
  • Sempre use antivírus e o mantenha atualizado;
  • Cuidado com ofertas muito vantajosas: o barato pode sair caro!
  • Não divulgue fake news por aí, a divulgação de notícias falsas, mesmo que você não as tenha criado é considerada uma prática criminosa, verifique a fonte e não contribua com a divulgação de conteúdo falso;
  • Não compartilhe imagens íntimas na internet, se elas caírem na rede, não há como serem completamente retiradas do ar. Isso pode dar uma dor de cabeça danada!
  • Não clique em links suspeitos, esses links podem servir para invadir o seu computador e roubar os seus dados;
  • Verifique a veracidade nos sites por onde você navega e desconfie de ofertas muito vantajosas;
  • Evite pagar produtos pela internet usando boleto bancário, prefira o cartão de crédito, pois se houver algum golpe é mais fácil ter o valor estornado pela operadora do cartão;
  • Sempre realize transações eletrônicas dentro do ambiente do site de compra; nunca por WhatsApp ou e-mail;

As férias passaram e o Carnaval também, espero que você tenha aproveitado bastante com a sua família. Veio a quarta onda da Pandemia e aqui vamos nós avançando em mais um ano. É ou não é verdade?

Bom, é um desafio muito grande, concorda comigo? Mas se você foi vítima de algum tipo de ataque cibernético não deixe de denunciar. Fique com o seu radar ativado para qualquer mensagem ou ligação duvidosa que você receber.

Fonte: Folha Digital


Postagem Anterior Próxima Postagem