64 cidades do ES não registram mortes por covid-19 há mais de 30 dias


A tendência de queda tanto no número de casos confirmados quanto no de mortes pela covid-19 parece cada vez maior no Espírito Santo. Nas últimas 24 horas, nenhum óbito foi registrado no território capixaba. Além disso, dos 78 municípios que compõem o Estado, 64 estão há mais de 30 dias sem mortes pela doença.

Dados divulgados no Painel Covid-19 da secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mostram que a média de novos casos caiu 36,13% nos últimos 14 dias. Foram confirmadas 45 pessoas com a doença. No período anterior, 71.

Vila Velha é o município com o maior registros de mortes por covid. Quase 2 mil pessoas perderam a vida no município desde o início da pandemia. Em segundo e terceiros lugares no ranking de óbitos, aparecem Serra e Cariacica com 1.721 e 1.562 mortes respectivamente.

Mais de 80% da população capixaba vacinada com as duas doses

Apesar dos avanços na vacinação, o Espírito Santo ainda precisa percorrer um amplo caminho até chegar a meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) que prevê 90% da população vacinada com as duas doses.

O Estado tem até agora, segundo dados do site Vacina e Confia, 81% do público alvo totalmente imunizado: um total de 3.072.479 pessoas. A meta de cobertura é de 3.398.946, dos 3.776.607 que fazem parte do público alvo.

ES está há quase 30 dias sem as medidas qualificadas de enfrentamento ao coronavírus

No último dia 6 de abril, o governador Renato Casagrande anunciou a extinção das medidas qualificadas de enfrentamento à pandemia provocada pela covid-19. Desde então, não existe mais a obrigatoriedade, por exemplo, do uso de máscaras em locais fechados ou abertos e da apresentação do passaporte vacinal para entrada nos estabelecimentos.

O Mapa de Risco, que classificava as regiões capixabas, também deixou de ser publicado. Na ocasião, Casagrande explicou que a gestão da pandemia no estado passava a assumir um novo modelo e que, inclusive, as reuniões da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, deixariam de acontecer semanalmente, passando a serem realizadas somente quando necessário.

“Estamos mudando nosso modelo de gestão da pandemia no Espírito Santo. Pandemia que foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e só ela pode retirar essa classificação. Contudo, ela será tratada e gerenciada no Estado como qualquer outro assunto da área de saúde pública, sem a exigência de medidas qualificadas", disse Casagrande.

Recomendação é para que idosos continuem usando máscaras

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a idade foi o maior dos fatores de risco associados às mortes por covid. Por isso, há indicação para que pessoas a partir dos 60 anos e principalmente as que tem mais de 70, sigam usando máscaras.

Inclusive, Nésio destacou que a população idosa com mais de 80 anos tem um incidência maior de óbitos pela doença.

MUNICÍPIOS DO ES QUE ESTÃO HÁ MAIS DE 30 DIAS SEM MORTES

- Linhares
- Colatina
- Aracruz
- Viana
- Barra de São Francisco
- Santa Maria de Jetibá
- Marataízes
- São Gabriel da Palha
- Castelo
- Itapemirim
- Conceição da Barra
- Baixo Guandu
- Guaçui
- Jaguaré
- Sooretama
- Afonso Cláudio
- Alegre
- Anchieta
- Ibatiba
- Pedro Canário
- Mimoso do Sul
- Venda Nova do Imigrante
- Santa Teresa
- Pancas
- Piúma
- Fundão
- Vargem Alta
- Rio Bananal
- Montanha
- Muniz Freire
- Marechal Floriano
- João Neiva
- Muqui
- Mantenópolis
- Alfredo Chaves
- Vila Valério
- Itaguaçu
- Iconha
- Irupi
- Marilândia
- Governador Lindemberg
- Conceição do Castelo
- Ibiraçu
- São Roque
- Brejetuba
- Santa Leopoldina
- Atílio Vivacqua
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- Água Doce do Norte
- São José do Calçado
- Itarana
- Vila Pavão
- Ibitirama
- São Domingos do Norte
- Ponto Belo
- Alto Rio Novo
- Apiacá
- Dores do Rio Preto
- Mucuruci
- Divino de São Lourenço

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem