Abel Braga entrega o cargo e não é mais treinador do Flu


Abel Braga não é mais o treinador do Fluminense. Após o empate sem gols com o Unión Santa Fe, na terça-feira, no Maracanã, que complicou a vida do clube na Sul-Americana, o técnico decidiu entregar o cargo nesta quinta. A diretoria do clube informou que Marcão, que comandou a equipe no fim das últimas duas temporadas, vai assumir interinamente o time.

Abel Braga retornou ao Fluminense no início da temporada. Este ano, comandou o clube em 26 jogos, com 17 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Ao todo, a equipe marcou 35 gols e sofreu 15. Nesse período, o Fluminense conquistou a Taça Guanabara e voltou a vencer o Campeonato Carioca após 10 anos.

Apesar da grande identificação com o Fluminense e do fim do jejum de títulos, Abel vinha sendo alvo constante de vaias dos torcedores nos últimos jogos no Maracanã por conta das más atuações. O treinador foi vaiado contra o Vila Nova, pela Copa do Brasil, contra o Internacional, pelo Brasileirão, e contra o Unión Santa Fe, pela Sul-Americana.

Apesar da pressão interna por resultados, Abel tinha o respaldo da diretoria, mas acabou decidindo deixar o clube depois de não conseguir repetir o bom desempenho que o time teve contra o Flamengo nos jogos seguintes à final do Carioca.

Em nota publicada nas redes sociais do clube, o Fluminense se manifestou na manhã desta quinta-feira sobre a saída do treinador.

- O técnico Abel Braga e a Diretoria do Fluminense se reuniram esta manhã com o elenco para comunicar a decisão, em comum acordo, de seguir um novo caminho. O técnico Abel Braga se desligou, hoje (28/04), do comando do elenco principal do futebol. O técnico Marcão dirigirá o time a partir do próximo domingo. Abel é o treinador mais vitorioso da história do clube e um exemplo para todos nós. Sua generosidade e amor ao Fluminense jamais serão esquecidos.

Nos últimos meses, mesmo nos momentos de reclamações dos torcedores, Abel Braga enfatizou diversas vezes o carinho que tem pelo clube. Na entrevista coletiva após o título carioca, ele se declarou ao Fluminense.

- Aqui tudo começou para mim. Era um menino, que morava na Penha, estudava, classe média meio baixa, mas fui aprendendo muito, com meu primeiro treinador, uma série de pessoas, até que chega aquele momento profissional que tem de deixar o sentimento um pouco de lado. Fui para o Vasco, que é um grande clube, seleção brasileira, Paris Saint-Germain... Mas isso não quer dizer esquecimento. A relação com o tricolor é muito forte. Não sou e nem quero ser unanimidade, isso não existe em lugar nenhum, mas tenho certeza de que a torcida do Fluminense gosta muito de mim, da mesma maneira que os amo.

No mesmo dia, o treinador recebeu elogios de Fred, um dos maiores ídolos da história do clube.

- O Abel é um guerreiro. Se bobear, o primeiro título dele deve ter 40, 35 anos. E ele está ganhando até hoje. É um cara merecedor, ele e a comissão toda. Tem uma história de vida, de identificação. O sangue dele é tricolor.

Na semana após a conquista, viralizou um discurso de Abel durante cerimônia da instalação da taça de campeão carioca na sala de troféus das Laranjeiras. Na ocasião, o treinador aproveitou para provocar o Flamengo, que foi o vice-campeão e tinha vivido manhã de protestos da torcida no Ninho do Urubu. A provocação gerou debates. O treinador, logo na sequência, emitiu nota e afirmou ser da paz.

Sem Abel Braga, o Tricolor volta a campo no domingo para encarar o Coritiba, às 16h (de Brasília), no Couto Pereira, pelo Brasileirão. A equipe ocupa a 13ª posição, com quatro pontos.

Fonte: ge


Postagem Anterior Próxima Postagem