DOE SANGUE! Hemocentro realizará coletas em Nova Venécia e Pinheiros na próxima semana


Com o objetivo de realizar campanhas de coleta de sangue nos municípios que compõem a Região Norte de Saúde do Estado e ajudar à regional de saúde de São Mateus a alcançar níveis importantes de estoques, o Hemocentro Regional de São Mateus desenvolve o “Projeto Coleta Externa” há dez anos. Atualmente, em virtude dos baixos estoques no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, as ações têm sido intensificadas.

O Projeto, que conta com diferentes parceiros, tem demonstrado êxito em seu propósito, a exemplo da ação que aconteceu em Barra de São Francisco, na última semana. Em oito horas de trabalho, a equipe do Hemocentro Regional contabilizou pouco mais de 110 atendimentos realizados e 85 bolsas de sangue coletadas.

A coordenadora do Hemocentro Regional de São Mateus, Vanilda Borges, afirma que o projeto segue firme na coleta para atender os 14 municípios que fazem parte da Regional Norte de Saúde. “O estoque também poderá auxiliar outros locais que precisarem dessas bolsas de sangue”, disse.



As próximas ações já estão agendadas para Nova Venécia, na Faculdade Multivix, e acontecerá na segunda-feira (04), das 8h às 12h. Em seguida, será a vez do município de Pinheiros, com ação no próximo sábado (09), das 8h às 15h, na Unidade de Saúde Pinheirinho.

Para a diretora geral do Hemoes, Marcela Murad, as ações desenvolvidas tanto pelos Hemocentros Regionais quanto pelo Hemoes, são sempre válidas, buscando o aumento das doações. “Estamos vindo de um período muito difícil para a doação de sangue, devido à pandemia da Covid-19, que acarretou na diminuição das doações não só no Espírito Santo, mas em todo o País. E poder contar com a participação dos nossos profissionais e o apoio dos municípios e instituições nessa missão de salvar vidas, é muito importante e o resultado sempre gratificante”, destacou Murad.

Doar sangue é um ato de amor e que pode salvar vidas. Para informações sobre agendamentos, serviços, estoques atuais de sangue, acesse https://hemoes.es.gov.br/

 

Projeto Coleta Externa

O projeto Coleta Externa acontece há mais de 10 anos no Hemocentro Regional de São Mateus, com ações agendadas uma vez por mês que percorrem os municípios da Regional Norte de Saúde.

Em virtude dos baixos estoques no Hemoes, as ações têm sido intensificadas nos últimos meses, ocorrendo com mais frequência com o objetivo de ajudar ao estoque estadual.

Para a realização do projeto, a equipe de profissionais leva os equipamentos necessários para a realização dos procedimentos. O cronograma de ações é estruturado anualmente como forma de atender a todos os municípios que compõem a região. Caso queiram participar, basta enviar um e-mail para hemoes.saomateus@saude.es.gov.br.

 

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem