Espírito Santo fecha mês de março com menor número de homicídios em 26 anos


O Espírito Santo fechou o primeiro trimestre de 2022 com a menor quantidade de homicídios da série histórica dos últimos 26 anos. Ao todo, foram 247 assassinatos, superando os resultados de 2019 e 2021 que, até então, eram os melhores - com 285 e 289 mortes violentas, respectivamente. O mês de março também alcançou um resultado importante, com 82 assassinatos registrados no período de 31 dias, sendo o menor número desde o ano de 1996.

De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), todas as regiões do Espírito Santo apresentaram redução de homicídios no primeiro trimestre de 2022, com destaque para o sul, com 44,4% de queda, com o registro de 15 mortes violentas no período, contra 27 no ano passado. A região Metropolitana, que teve alta no primeiro bimestre, passou a ter queda de 0,7%.

Na região norte, os dados mostram redução de 13,2% nos assassinatos, com 59 casos nos três primeiros meses deste ano contra 68 em 2021, enquanto na região noroeste houve um decréscimo de 39,5% nos homicídios e na região serrana, queda de 17,6%.

O governador do Estado, Renato Casagrande, parabenizou os integrantes das forças de segurança pública pelo resultado e lembrou dos investimentos realizados na área. “Vamos chegar a R$ 1,5 bilhão em investimentos somente na área de 2019 a 2022. Dando condições adequadas de trabalho aos nossos operadores da segurança. Investimentos em viaturas, armamentos, tecnologia e infraestrutura. A cada ano estamos reduzindo o número de homicídios e, tendo continuidade nas políticas públicas na área da segurança, podemos levar esse Estado a estar entre os cinco menos violentos do Brasil em poucos anos”, pontuou.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Márcio Celante, os resultados são fruto de muito esforço integrado entre as forças policiais. "Seguimos no caminho da redução de homicídios, com operações integradas e muito trabalho das nossas forças de segurança. Quero agradecer todo o empenho dos nossos policiais e garantir à sociedade que esse esforço vai continuar. Dentro do programa Estado Presente em Defesa da Vida, avaliamos que alguns pontos precisam de uma atenção maior como, por exemplo, o município de Vila Velha”, declarou.

O secretário de Estado de Governo, Álvaro Duboc, que coordena o programa Estado Presente em Defesa da Vida, reforçou a importância das ações do Governo que levam mais segurança aos capixabas. “Esse trabalho se reflete na queda dos registros de homicídios dolosos. Aliado à   ação policial, todos os nossos investimentos, incluindo também a recomposição do efetivo das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, fazem com que os resultados do nosso trabalho na Segurança Pública venham melhorando, desde o início da gestão”, disse.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem