Indígenas protestam em Brasília contra projetos de lei que liberam exploração de terras

Indígenas do acampamento Terra Livre fazem protesto em Brasília — Foto: Amanda Sales/g1

Indígenas de diversas regiões do país, acampados desde segunda-feira (4) em Brasília, fizeram uma marcha, na tarde desta quarta-feira (6), para defender a demarcação de territórios e protestar contra a chamada "agenda anti-indígena", composta pelo julgamento do Marco Temporal no Supremo Tribunal Federal (STF) e por projetos de lei que liberam a exploração de terras, o licenciamento ambiental e o uso de agrotóxicos.

O grupo seguiu pelo Eixo Monumental, na Esplanada dos Ministérios, até o Congresso Nacional. Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), mais de 6 mil indígenas de 172 povos, participam do Acampamento Terra Livre 2022 (ATL), que deve ficar montado na capital federal até o dia 14 de abril.

Indígenas do acampamento Terra Livre fazem protesto em Brasília — Foto: Amanda Sales/g1

O encontro é considerado o maior do país e ocorre no mesmo período em que o Congresso Nacional deve votar textos como o do Projeto de Lei 191/2020, que autoriza a mineração em terras indígenas. No começo de março, a Câmara dos Deputados aprovou a urgência para votação do PL.

"Estamos aqui para impedir toda essa pauta, o pacote de destruição e morte que está tramitando no Congresso", diz a coordenadora da Apib Sônia Guajajara.

Indígenas do acampamento Terra Livre e apoiadores marcham em direção ao Congresso Nacional — Foto: Amanda Sales/g1

Além de regras para a mineração, o texto estabelece normas para a exploração de hidrocarbonetos, como petróleo, e a geração de energia elétrica nestes territórios. O projeto está entre os alvos do Ato pela Terra, manifestação de artistas liderada pelo cantor e compositor Caetano Veloso, em Brasília, em março passado, e que denunciou o "pacote de destruição ambiental proposto pelo governo do presidente Jair Bolsonaro" (PL).

Alegoria, em forma de caveira, usada durante protesto, em Brasília, contra garimpo em terras indígenas — Foto: Amanda Sales/g1

A manifestação foi acompanhada pela Policia Militar do DF, que fechou quatro faixas da Esplanada, e ocorreu sem incidentes. Mulheres, homens e crianças dos povos indígenas caminharam lado a lado e, além de instrumentos musicais, carregaram faixas e cartazes pedindo atenção à causa indígena.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem